23/05/2010

A NAIFA | Guimarães

Depois de um ano de luto, A Naifa regressa aos palcos e o Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, recebe no próximo dia 28 de Maio, às 22.00h, um dos concertos da tournée nacional que marca o regresso da banda.
A vontade de continuar a fazer música sobrepôs-se à dor da perda de João Aguardela (baixista e principal compositor do projecto, que faleceu em Janeiro de 2009), e uma nova Naifa nasceu no espectáculo de homenagem realizado no Centro Cultural de Belém, em Novembro do ano passado.
Luis Varatojo e Maria Antónia Mendes têm agora a companhia de Sandra Baptista no baixo e Samuel Palitos na bateria, para lançar de novo à terra a semente que já deu frutos.
O reencontro com o público acontece neste mês de Maio, numa tournée nacional que será acompanhada pelo lançamento de um livro/DVD biográfico dos primeiros quatro anos de carreira do grupo.
O livro intitulado “Esta depressão que me anima”, retrata o universo d’ A Naifa, visto de dentro e de fora, os poemas que deram origem às canções dos três discos e as obras gráficas que fizeram as capas; fotografias de mais de uma centena de espectáculos e os testemunhos do público que, em muitos casos, criou com a banda laços afectivos que se prolongaram muito para além do momento dos concertos.
O DVD contém um filme/concerto, gravado na digressão 2008, e um documentário produzido em 2006.
A Naifa nasceu em 2004 através da união de esforços de João Aguardela e Luis Varatojo, músicos com raízes na pop portuguesa dos anos 80 e 90, aos quais se juntou uma nova voz, Maria Antónia Mendes.
Em cinco anos de existência, A Naifa editou três discos de originais e realizou mais de cem espectáculos dentro e fora de Portugal.
Naifa criou um repertório totalmente original, onde as canções, escritas a partir de textos de novos poetas portugueses, e compostas com base em referências da música de raiz portuguesa, organizadas à luz dos códigos de uma estética pós punk/minimal lhe conferem uma forte identidade e uma presença ímpar no meio músical nacional.
Os bilhetes para o concerto encontram-se à venda no Centro Cultural Vila Flor, no site da Internet em www.ccvf.pt e em todas as lojas Fnac.

Sem comentários:

/>