26/05/2010

RITA REDSHOES | "Ligths & Darks"

A cantora que surpreendeu o panorama musical em 2008 com o galardoado disco de estreia “Golden Era”, regressa agora com o seu segundo disco de originais: “Lights & Darks”, com lançamento marcado para o dia 14 de Junho.
“Lights & Darks”, composto na íntegra por Rita Redshoes, revela-nos uma artista mais matura, desprendida e directa nas suas canções, e que confirmam em definitivo Rita Redshoes como uma singer-songwriter de excepção.
De acordo com a artista, “Lights & Darks” foi “inspirado em sítios por onde passei nos últimos 10 meses e em livros que fui lendo ao longo deste mesmo período”.
Parte dessas inspirações foram retiradas das mais variadas áreas: na pintura, de ambientes e texturas do Renascimento; na literatura, de escritores como D. H. Lawrence, Albert Camus ou Florbela Espanca; e na música, de alguns compositores como Les Baxter, Henry Mancini ou Arthur Lyman.
“Lights & Darks” contou com a produção de Nelson Carvalho, também produtor de “Golden Era” e de Rita Redshoes, sendo composto por 14 temas.
O tema de abertura do album é “Captain Of My Soul” – o primeiro single retirado de “Lights & Darks” e já a rodar nas rádios nacionais.
Ao nível das presenças nos créditos de “Lights & Darks”, de destacar, Filipe Cunha Monteiro nas guitarras e no baixo (companheiro de Rita desde o grupo onde debutou - Atomic Bees) e Rui Freire na bateria e percussões, que em conjunto com Rita Redshoes asseguraram a instrumentação base do disco. Depois, uma extensa lista de convidados como Dana Colley, o saxofonista da mítica banda Morphine no tema “One Cold Day”; Pedro Gonçalves (Dead Combo) no contrabaixo em quatro temas do álbum; as guitarras de Paulo Furtado (The Legendary Tigerman) e Ricardo Fiel (ex-Phase, David Fonseca) em “One Cold Day”; Paulo Borges, músico da banda de Rita, no piano em “It’s A Honeymoon” e “Marching In This Life”; e ainda José Pino, guitarrista que iniciou a sua carreira nos anos 60, membro dos grupos “Conjunto Mistério” (os Shadows portugueses) e “The Blue Jeans Band”, em “It’s A Honeymoon”.
Sob este conceito “Lights & Darks”, Rita Redshoes convidou ainda alguns criativos das mais variadas áreas da imagem com quem ao longo da sua carreira se tem cruzado artisticamente para a elaboração de curtas-metragens em torno dos temas deste disco.
O resultado é o DVD que integra a Special Edition “Thirteen Films About Lights & Darks” e que conta com criações de Bruno Pereira, Unit Collective, José Manuel Abrantes, João Pedro Moreira, David Fonseca, Paulo Furtado, Filipe Cunha Monteiro, Joana Faria/Quioto, Pedro Maia, The Question Mark, Augusto Brázio, André Cepeda e também da própria Rita Redshoes.
“Lights & Darks” será editado no dia 14 de Junho nos seguintes formatos: Special Edition – digipack CD + DVD “Thirteen Films About Lights & Darks” (exclusivo FNAC); Standard Edition – digipack CD, Special Digital Edition – digital booklet completo 16 páginas + 14 temas (exclusivo Itunes) e Digital Edition – 14 temas.
Os compradores destas edições terão ainda a possibilidade de efectuar o download de um tema extra no site da artista.
Entretanto, entre os dias 26 de Maio e 10 de Junho, decorre em www.fnac.pt e nas lojas FNAC, a pré-venda de “Lights & Darks” Special Edition com a oferta do vinil “Lights & Darks” (180 gr) e o download gratuito e imediato do single “Captain Of My Soul” numa parceria Fnac/MyWay.
www.myspace.com/ritaredshoes

Sem comentários:

/>