17/07/2010

AMÁLIA HOJE | Braga

Sónia Tavares, Fernando Ribeiro, Paulo Praça e Nuno Gonçalves dão corpo e voz ao projecto “Amália Hoje” que no próximo dia 21 de Julho (22.00h) chega ao Theatro Circo, em Braga.
Em formato “pop”, pelo palco vão passar, precisamente no âmbito do “Ciclo Musa”, alguns dos temas celebrizados pela maior musa do fado.
Editado uma década após a morte de Amália Rodrigues, o álbum “Amália Hoje” surgiu em 2009 com o tema “Gaivota” como “single” de lançamento.
Definido pelo líder Nuno Gonçalves como «um disco épico, muito orgânico, mas pesado em termos de produção» – uma vez que foi gravado em Londres com a “London Session Orchestra” e misturado em Dublin e Madrid – “Amália Hoje” inclui temas como “Fado Português”, “Foi Deus” e “Grito”, entre outros fados emblemáticos de Amália Rodrigues, interpretados à luz da sonoridade “pop” actual.
Dois meses após o seu lançamento, este compacto atingiu vendas superiores a 20 mil exemplares, sendo distinguido, em Novembro de 2009, como álbum mais vendido do ano em Portugal, chegando aos três “Discos de Platina”.
Em simultâneo, o grupo percorre os palcos de todo o país e esgota plateias com um espectáculo onde não prometem xailes negros nem guitarras portuguesas e em que há espaço apenas para… uma guitarra eléctrica portuguesa, …uma bateria portuguesa, …e uma dezena de músicos, que representam, de alguma forma, a nova maneira de cantar a “pop” em Portugal.

Sem comentários:

/>