Entre hoje e 8 de Agosto, a aldeia de Carvalhais, São Pedro do Sul, prepara-se para receber perto de 25.000 visitantes que anualmente acorrem ao festival Andanças.
Dedicado às danças e músicas tradicionais, onde o público participa activamente, o tema deste ano é Comunidade (o tema de 2009 era o Silêncio, onde se assistiu a uma redução de consumos, ruído e agitação).
Para abordar a Comunidade, o festival vai misturar grupos da Europa, Ásia, África e América, juntar músicos e dançadores, famílias, unir estrangeiros que viajam de propósito para o Andanças, com a população de Carvalhais e toda a gente que vem de muitos pontos do país.
O Andanças traz muitas novidades este ano; debates e conversas sobre Open-Source, Direitos de Autor, Ecologia, Comunidade, a juntar aos bailes, concertos e oficinas, que são uma constante ao longo de 7 dias.
E claro, um Andanças mais sustentável: Menu Km-Zero com produtos locais, mais uso de energia solar e melhor gestão da água, Bus Andanças directo até Carvalhais para evitar trazer o carro - até a Caneca Andanças reutilizável vai ser diferente.
Os 65 grupos programados (44 portugueses e 21 internacionais) vão animar 7 noites de bailes e concertos, com 4 bailes a decorrer em simultâneo, todas as noites, até às 4.00h.
As bandas Monte Lunai, Nação Vira-Lata, Uxukalhus e Eddy Slap vão lançar os seus CD's no festival, (onde já são veteranos), em várias noites de festa.
No recinto principal, seis tendas maiores, uma cúpula e um palco recebem oficinas durante o dia, bailes e concertos toda a noite. No Carvalhal, decorrem as actividades paralelas e as oficinas para pais e filhos.
Sem comentários:
Enviar um comentário