28/09/2010

FADOS DA REPÚBLICA

O Fado é a canção de um povo, de uma alma, de uma história... Ao longo de toda a vivência de tristezas e alegrias de um pais, de uma vida, o Fado cantou saudades, evocou desejos, criticou pensamentos e embelezou Portugal com uma cultura única.
Assim sendo o Fado não podia deixar de estar presente nos tempos primos da República fortificando a mensagem da mesma.
Este trabalho procura registar alguns Fados e poemas datados do período da queda da Monarquia fazendo um enquadramento histórico e cultural.
Traz-se assim aos nossos dias a voz dos poetas que marcaram uma época acompanhados com uma linguagem musical portuguesa, orgânica, mas moderna mostrando assim os caminhos que a República abriu tanto a nível de mentalidades, de vivências e de paixões.
"Fados da República" partiu de uma pesquisa de textos e poemas da altura da queda da Monarquia (1910), de autores como Fernando Pessoa, Luiz da Matta, António Couto Viana, poetas populares anónimos, entre outros.
A recolha foi realizada por André Santos e Nuno Tavares na Biblioteca Nacional, Museu da Etnologia e Museu do Fado, seguindo-se a criação de musicas originais para estes textos.
O espectáculo terá lugar amanhã na Fundação Mário Soares, inserido na cerimónia de Inauguração da exposição "Enfim a República"!
Direcção musical e arranjos por André Santos e Nuno Tavares.
Carla Ribeiro – Voz
Gil Costa – Voz
Hugo Edgar – Guitarra Portuguesa
André Santos – Guitarra Clássica
Nuno Tavares – Piano
Carl Nevitt – Contrabaixo

Sem comentários:

/>