25/10/2010

EMMY CURL | "Birds Among The Lines"

Emmy Curl gravou, aquele que será o seu primeiro EP oficial, "Birds Among The Line"s para a Optimus discos em apenas uma semana.
Nessa semana mágica que culminou com a abertura do Coliseu de Lisboa para Eels, Catarina Miranda (Emmy Curl) vestiu a “pele” de intérprete, instrumentista, co-produtora e artista gráfica.
Dotada de uma verdadeira alma “renascentista” Emmy representa uma nova corrente de artistas multifacetados que têm uma noção bem definida e eclética da forma como se querem expressar e comunicar.
Cantautora desde tenra idade, Emmy Curl, não restringe a sua criatividade a uma única persona, tendo para tal criado heterónimos, Catrain, para se expressar plasticamente, Cherry Sparks para uma nova linha sonora, Deep:Her para a vertente electrónica.
Nascida em Vila Real há frescos vinte anos atrás, está transmontana despertou para a musica no seio de uma família amante das artes, o que lhe permitiu desde cedo gravar e esboçar o que seriam as suas primeiras melodias com apenas 11 anos.
A envolvência e silêncio das fragas de Trás-os-Montes influenciaram-na sempre ao longo do seu percurso artístico materializando-se nas suas fases mais criativas " em Vila Real, em casa, naqueles pores do sol, sempre crio mais" onde o lado sonhador e melancólico reporta as lendas e ao imaginário celta.
O isolamento e a concomitante presença do mundo via novas tecnologias, permitiram-lhe o recato e a urbanidade da sua sonoridade.
Em "Birds Among the Lines", Emmy Curl partilhou o processo da produção, apesar de estar mais habituada a solitários exercícios autodidacta " Descobrir a forma de comunicar o que nos vai na alma, o quadro que estamos a pintar, partilhar a visão, foi algo que pela primeira vez fiz.
“Neste EP quis dar corpo e cor as canções que tinha na alma, vesti-las como as vejo”através dos arranjos. Quis neste EP mostrar um corte do meu universo passado, presente, futuro, unos, mostrar o fio condutor do meu percurso," diz Emmy Curl.
As suas canções em termos sonoros apelam ao mais transcendente e ao etéreo do dream pop, sugeridas pela sua voz suave e pelos back-vocals submersos em reverb, ou pelas melodias flutuantes da sua guitarra.
As letras dizem respeito aos sentimentos pessoais, relações humanas, e amor, por vezes real ou imaginário.
de grande interesse vindos de países como os Estados Unidos, França, Grécia e Itália vêm só confirmar a noção de que estará a surgir a 1º Artista portuguesa a vingar internacionalmente fora das áreas relacionadas com estilos tipicamente nacionais.
"Birds Among the Lines", está disponível para download gratuito e legal no site da Optimus Discos.

Sem comentários:

/>