23/12/2010

PAULA TEIXEIRA | Discurso Directo

Hoje a nossa convidada em "Discurso Directo" é Simplesmente Paula Teixeira. Depois de uma longa ausência, tem disco novo - "Simplesmente Eu". O Portugal Rebelde esteve à conversa com Paula Teixeira e convida-o agora a entrar nesta viagem musical com muitas "cores".
Portugal Rebelde - Depois de sete anos de pausa discográfica e três anos de pesquisa intensa, a Paula Teixeira regressa com "Simplesmente Eu". Este disco é uma espécie de extensão do seu próprio ser?
Paula Teixeira - Sim, é sem dúvida uma extensão de mim. Reuni nele muito trabalho, muita paciência, as pessoas que me completam profissionalmente e um acreditar sem limites.
PR- Que "viagens sonoras" podemos percorrer ao longo deste trabalho?
PT - Sempre com a matriz pop rock como fio condutor este disco não se encerra naquilo a que as pessoas já conheciam da Paula Teixeira. Tem muito mais ambiências; tanto com instrumentos eléctricos, acústicos e étnicos. É um trabalho muito mais World Music. Este disco tem muitas cores.
PR - "Simplesmente Eu", conta com a participação de Tó Cruz, Ruy de Carvalho, António Feio entre outos convidados. Como é que surgiu esta oportunidade?
PT - O Tó é um amigo de longa data e sempre que tenho oportunidade convido-o, pois considero-o uma das melhores vozes portuguesas. O António Feio foi um privilégio poder ter a sua guitarra e o seu humor registados para sempre neste álbum; esta participação foi uma promessa de há cerca de 5 anos, desde que nos conhecemos sempre partilhámos palcos. Ele é um amigo que me deixa saudades. O Ruy de Carvalho, foi simplesmente uma bênção que ele tivesse aceite gravar a voz de um "sem abrigo". Desde que sou gente que o adoro e tê-lo no meu disco é fantástico.
PR - Numa frase apenas - ou duas - como caracterizaria este "Simplesmente Eu"?
PT - Uma extensão de mim e um sonho realizado. É simplesmente Paula Teixeira.

PR - Tendo em vista a entrada no mercado hispânico e latino-americano, Paula Teixeira foi buscar o produtor, músico e cantautor catalão Jaume Pradas. É um sonho antigo "conquistar" este mercado?
PT - Sem Dúvida! E o Jaume Pradas foi essencial, sem ele este álbum não seria tão completo, é um privilégio trabalhar com uma pessoa tão talentosa que me mostrou outras sonoridades. Queremos entrar no mercado hispânico muito brevemente.
PR - A Paula Teixeira é a única cantora no mundo que consegue chegar à comunidade surda cantando as suas canções em língua gestual. Sente que de alguma forma já conseguiu sensibilizar as pessoas para a universalidade da música?
PT - Não sei se sou a única, mas é fantástico poder sentir que a minha música é realmente universal, sem barreiras e mesmo não havendo surdos sei que vou sensibilizar as pessoas a pensarem um bocadinho.
PR - Que sensações espera que as pessoas retirem da audição deste disco?
PT - Que se sintam tão bem quanto eu me senti a gravar. Todas as músicas têm uma mensagem forte, todas elas fazem sentir, pensar e cada um pode dar asas à sua imaginação e dar asas aos seus sentidos!

Sem comentários:

/>