27/05/2011

SINFONIA IMATERIAL

Tiago Pereira percorreu o país de uma ponta à outra, de Braga a Porto Santo, a convite da Fundação INATEL, e pelo caminho foi recolhendo fragmentos de um património imaterial riquíssimo que nos últimos anos tem tentado estudar e – em muitos casos – resgatar do esquecimento. 

O resultado é “Sinfonia Imaterial”. Sem voz-off ou entrevistas, “Sinfonia Imaterial” tenta, mais que ser um documentário convencional ou uma recolha estritamente etnográfica, representar um olhar abrangente sobre um lado frequentemente ignorado da cultura portuguesa: o património oral tradicional. 

O imenso material recolhido, condensado num filme de cerca de 60 minutos, percorre diversos artistas, locais e géneros musicais, numa prática que anualmente envolve mais de um milhão de pessoas em Portugal.

O documentário estará em exibição durante uma semana no City Cine Alvalade, em Lisboa, entre os dias 26 de Maio e 1 de Junho.

1 comentário:

manuelpsa@gmail.com disse...

O que fomos, ainda somos, e continuaremos a ser, e ainda bem. Ao menos nisto somos genuínos, autênticos, temos alma e sangue, e vida. Para que não morra tudo isso, com o desvario de quem nos tem governado (e nós temos deixado, somos nós que não temos revelado aqueles predicados...)e que agora se expõe, em falência, em miséria, e ao mesmo tempo servindo-se de nós para o resgate. Que continuemos a viver, continuando a preservar a nossa memória imaterial, aqui tão bem tratada, nesta sinfonia imaterial.

/>