27/07/2011

DEOLINDA | Prémio Amália Rodrigues

Deolinda, Camané e Maria Amélia Proença foram alguns dos vencedores dos prémios Amália Rodrigues.
 
Camané conquistou o galardão de Melhor Álbum do Ano, pelo seu "Do Amor e dos Dias", editado em Setembro do ano passado. O fadista já havia sido distinguido pela fundação Amália Rodrigues em 2005, na primeira edição dos prémios, quando foi eleito o Melhor Intérprete Masculino de Fado. 

Os Deolinda ganharam o prémio Amália Música Popular, enquanto Maria Amélia Proença, que comemora 60 anos de vida ligada ao fado, foi distinguida com o prémio carreira. A fundação Amália Rodrigues atribuiu o prémio de Melhor Intérprete a Ricardo Ribeiro. 

Ana Marta. uma das Três Vozes no Fado ao lado de Anita Guerreiro e Francisco Sobral, foi eleita a artista revelação, e Tiago Torres da Silva, que escreveu letras para Mafalda Arnauth, Joana Amendoeira, António Zambujo, Carminho, Raquel Tavares e Dulce Pontes, é agora recompensado com o prémio Composição/Poesia. 

O júri que atribuiu os prémios é presidido pelo compositor Fernando Machado Soares, contando este ano com o musicólogo Rui Vieira Nery, Álvaro Salles Lopes, em representação da Fundação, o jornalista Nuno Lopes e o músico Jorge Fernando.
 
A cerimónia de entrega dos prémios está marcada para 22 de Novembro no Centro Cultural de Belém.

Sem comentários:

/>