21/07/2011

SMIX SMOX SMUX | Discurso Direto

"Os Gloriosos Smix Smox Smux Derrotarão os Exércitos Capitalistas", é este o 2º ato dos bracarenses Smix Smox Smux. O Portugal Rebelde esteve à conversa com a banda, que em "Discurso Direto" falam do seu mais recente trabalho.

Portugal Rebelde - Ao segundo disco, os Smix Smox Smux, vão mais longe na sátira e zombaria sem terem medo de se exporem?

Smix Smox Smux - Não sei se vamos mais longe, mas continuamos sem medo de nos expormos. Gostamos de ser como somos, e vamos continuar assim. Apesar de tudo, penso que este novo álbum até é um pouco mais subtil, do que o anterior.

PR - Recentemente o “Ípsilon” afirmou que os Smix Smox Smux são “loucos abençoados. Filhos da invenção com espírito punk e um descaramento admirável”. É mesmo assim?

Smix Smox Smux - Não somos só “loucos abençoados” (embora tomemos isso como um belo elogio). Talvez isso não transpareça, mas a nossa música é filha de muitas horas de trabalho, em ensaios e em estúdio. É também o resultado de muita escolha, por cada música que está no álbum, devemos ter uns 3 ou 4 “embriões” de música que não chegaram a ver a luz do dia.

PR - Numa frase apenas - ou duas - como caracterizariam este "Os Gloriosos Smix Smox Smux Derrotarão os Exércitos Capitalistas"?

Smix Smox Smux - Antes de mais nada, é uma provocação.

PR - Este novo trabalho conta com a participação especial do “vampiro” Adolfo Luxúria Canibal. Como é que surgiu esta oportunidade?

Smix Smox Smux - Fomos juntando algumas ideias que nos pareceram boas para fazer um tema que remetesse para o universo dos Mão Morta e acabamos por concluir que o melhor seria ter o próprio Adolfo Luxúria Canibal a cantá-lo. Como somos todos da mesma cidade, já o conhecíamos pessoalmente, e até as nossas salas de ensaio ficam a dez metros uma da outra, por isso foi fácil fazer-lhe o convite que ele aceitou prontamente.

PR - Já tiveram a oportunidade de apresentar este disco em concerto. Qual tem sido o “feedback” do público às novas canções dos Smix Smox Smux?

Smix Smox Smux - Por enquanto, ainda sentimos que as pessoas conhecem melhor outros temas mais antigos, o que é natural, mas temos tido uma reacção positiva, nos concertos, e boas críticas, também.

PR - O disco fecha com o tema “País Feliz”. Ainda acreditam, que é possível nesse País?

Smix Smox Smux - Temos todos que acreditar.

PR - Para terminar, por onde passa o futuro próximo dos Smix Smox Smux?

Smix Smox Smux - Temos várias ideias para próximos trabalhos e sobre novas formas de chegar ao público, mas por enquanto, o futuro passa por dar concertos e mostrar os novos temas.

Sem comentários:

/>