29/02/2012

A NAIFA | Braga


"Não se Deitam Comigo Corações Obedientes" é o álbum que assinala o regresso d’A Naifa aos palcos e que a banda de Luís Varatojo e Mitó Mendes apresenta no Theatro Circo a 3 de Março, 21.30h. 

Um ano após a morte de João Aguardela, um dos fundadores daquele que se tem vindo a revelar um dos projectos de maior reconhecimento na música nacional, o novo álbum surge, segundo Mitó Mendes, como «um disco de luta e não de luto».

«É um disco que aponta novos caminhos para aquilo que nós somos agora e podemos ser. O João (Aguardela) vai estar sempre presente, porque nos deixou marcas, está presente porque ele gostava mais de olhar para a frente do que para trás», explica o guitarrista Luís Varatojo.

Os novos temas que agora integram "Não se Deitam Comigo Corações Obedientes" começaram a surgir logo após o lançamento do livro biográfico “Esta Depressão Que Me Anima” e contaram já com a colaboração de Sandra Baptista no baixo e Samuel Palitos na bateria.

Embora a descoberta de novos caminhos de criação tenha pautado o desenvolvimento deste novo trabalho, A Naifa preservou a base que presidiu aos três trabalhos anteriores. Assim, mais uma vez, a poesia no feminino marca o ponto de partida. 

N'A Naifa vem sempre primeiro a poesia. «É o poema que guia a acção», explica o guitarrista. Margarida Vale de Gato e Adília Lopes são as autoras cujos poemas renascem na voz de Mitó Mendes sob a forma de histórias de amor.

"Não Se Deitam Comigo Corações Obedientes", título-colagem de duas frases do escritor António Lobo Antunes, marca uma posição d'A Naifa na música: «Eu sou assim e não aceito que me imponham determinadas coisas», descreveu Luís Varatojo.

Assumido pela banda como um recomeço, «uma segunda vida», neste trabalho não foi incluído o material inédito deixado por João Aguardela.

Ingressos, a 12 e 15 euros, disponíveis em www.theatrocirco.bilheteiraonline.pt, na bilheteira do Theatro Circo, lojas Fnac e estações CTT aderentes.

www.anaifa.com

Sem comentários:

/>