23/02/2012

ROSANEGRA | "Fado Mutante"


Os RosaNegra apresentam o seu mais recente trabalho, “Fado Mutante” no próximo dia 2 de Março, pelas 21.30h, no Auditório do Museu do Oriente. 

Se o primeiro álbum “Fado Ladino” encontrou as estirpes fadistas no nosso passado sefardita e moçárabe, o novo “Fado Mutante” sugere uma linguagem mais intemporal mas formalmente mais contemporânea, perspectivando o fado como um ser vivo que, pela sua condição, sempre há-de estar em permanente mudança. 

O resultado final é subtil e arrebatador, cool e apaixonado, ressonância duma diáspora passada e futura. A banda dirigida pelo músico e compositor Rui Filipe, transformou-se num colectivo entusiasmante, cujos principais protagonistas são a voz de Jonas, que tanto é íntima como desgarrada; o violoncelo e o clarinete de Sandra e o violino de Cindy, que interagem entre si numa serpenteante desgarrada melódica; o acordeão, os teclados e as guitarras de Rui Filipe, alicerces dos temas, muitas compostas pelo próprio. 

Além deste núcleo duro, outros músicos e convidados colaboraram na feitura destas novas pétalas de RosaNegra, com especial atenção para o coro feminino de vozes tradicionais Cramol no tema “Um Anjo em Meu Lugar”, e ainda para a Rita Lobo no tema “Num Dôci Abraçu”, que participanm tambem neste discos de apresentação.

Sem comentários:

/>