“De Kyao a Zeca Afonso” é o encontro de sonoridades sob a forma de concerto que Rão Kyao apresenta a 24 de Abril (21h30) no Theatro Circo, em Braga.
Mais do que uma homenagem a Zeca Afonso, o novo projecto de Rão Kyao assume-se como um reconhecimento público da riqueza e simplicidade da música daquele que se afirmou como uma das “vozes de Abril”.
Assim, na circunstância, à recriação em flauta de bambu de algumas das mais emblemáticos canções de Zeca Afonso, junta-se ainda a interpretação das memoráveis composições de Rão Kyao e apresentação dos temas que integram o novo álbum do músico que se caracteriza pelas influências orientais que imprimiu no vasto conjunto da sua obra.
Com uma carreira que se estende ao longo de quase três décadas, Rão Kyao destacou-se como intérprete de saxofone e flauta de bambu. Inspirado pela música indiana, árabe e pelas músicas do mundo, Rão Kyao dedicou-se, desde o início da carreira artística, a uma recuperação das tradicionais ligações entre sonoridades portuguesas e orientais.
Inicialmente inspirado pelo jazz, Rão Kyao estreou-se com apenas 19 anos como saxofonista. Para além de vários clubes lisboetas, passou ainda por palcos de Espanha, Dinamarca, Países Baixos e França, país onde se fixou até finais da década de 1970.
Uma nova etapa artística fica marcada com a mudança para a Índia e o início da descoberta das influências orientais sobre a música portuguesa. Desta experiência resultou o álbum “Goa” e a sonoridade que o passou a distinguir entre o panorama musical português.
Em 1983, “Fado Bailado” garantiu ao músico o primeiro disco de platina e, um ano mais tarde, com “Estrada de Luz”, Rão Kyao conquistou o reconhecimento do público português.
Em 1999, Rão Kyao compôs “Junção”, hino oficial da cerimónia de transferência da soberania de Macau. Na circunstância interpretou o tema com a Orquestra Chinesa de Macau.
Ingressos, a 12 e 15 euros, disponíveis em www.theatrocirco.bilheteiraonline.pt, na bilheteira do Theatro Circo, lojas Fnac e estações CTT aderentes.
Sem comentários:
Enviar um comentário