26/06/2012

PAULO DE CARVALHO | Medalha de Honra da SPA


No próximo dia 29 de Junho, pelas 18.30h, a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) atribui a Paulo de Carvalho uma Medalha de Honra pelos seus 50 anos de carreira, que se comemoram em 2012.

Associando-se à comemoração dos 50 anos de carreira de Paulo de Carvalho, a SPA promove, no auditório Frederico de Freitas, no edifício 1, uma sessão de homenagem ao autor, cantor e músico, na qual lhe será entregue uma Medalha de Honra da cooperativa de autores. 

Intervirão nessa sessão o Presidente da SPA, José Jorge Letria, o músico e compositor brasileiro Ivan Lins e o músico e compositor Tózé Brito, membro da Administração da SPA.

Em ano de celebração, Paulo de Carvalho tem feito passar por diversas salas do país a “Tour 50 anos”, onde revisita, com arranjos actuais, os grandes temas da sua vida musical. No próximo dia 7 de Setembro, será apresentado mais um espectáculo desta tour, no Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa.

Além das inúmeras demonstrações de apreço que tem recebido por parte do público, no ano em que comemora 50 anos de “cantigas”, como o próprio gosta de referir, Paulo de Carvalho sentiu-se honrado com o convite para este ano cantar, na Sessão Solene Comemorativa do 38º Aniversário do 25 de Abril, na Assembleia da República, o tema que simbolicamente assinala o início da Democracia em Portugal, “E Depois do Adeus”, e que marca para sempre o homem e o cantor. 

Recentemente foram reeditados três dos discos de Paulo de Carvalho dedicados ao Fado – Desculpem Qualquer Coisinha (1985), Homem Português (1986) e Cores do Fado (2004). Estes discos, que há muito não estavam disponíveis no mercado, estão agora reunidos numa só caixa, "Discos do Fado" (Universal, 2012).

Ao longo de 50 anos, Paulo de Carvalho notabilizou-se como cantautor, deu voz a alguns dos mais notáveis poetas portugueses, dos quais se destacam Ary dos Santos, José Niza, Fernando Assis Pacheco ou Joaquim Pessoa e compôs temas importantes para a história recente do Fado, como "Lisboa Menina e Moça" e “Meu Fado Meu”.

Sem comentários:

/>