20/07/2012

TRIBUTO A ZECA AFONSO EM TOM DE FESTA


Assinalando os 40 anos da primeira interpretação pública de "Grândola Vila Morena", a ACERT, homenageia Zeca Afonso no próximo dia 28 de julho, último dia da edição 2012 de Tom de Festa, em Tondela.

Júlio Pereira, Vitorino, Zeca Medeiros, Francisco Fanhais, Manuel Freire e Uxía são alguns dos artistas que participarão no Tributo a Zeca Afonso.

"Tondela, 28 de Julho de 2012

Queridíssimo Zeca,

um grande, enorme abraço.

Já não estamos juntos, assim lado a lado, desde que fizeste essa viagem para o único céu em que podias estar no o céu da memória. E esse é um lugar em que estás connosco, e nós contigo; mas atenção… sem comemoracionismos de circunstância ou oportunas, convenientes e solenes ritualizações.

É que, de facto, continuamos juntos nesta estrada por onde os amigos vêm: a ouvir-te, a cantar-te e, sobretudo, a sentir-te perto. E procuramos partilhar a força teimosa e doce com que defendeste as âncoras da liberdade e da justiça; a alegria da criação com que construíste inigualáveis textos e melodias; a individualidade do livre-pensador que concretizaste na alteridade e na consideração do outro como produtor do seu próprio “eu”.

E, porque em todas as fronteiras é bem-vindo quem vier por bem, aqui prolongamos uma festa começada na Galiza, em Santiago, que te homenageia mas, muito mais do que isso, te tem presente; afinal, que nos celebra a todos e à vida numa terra que queremos da fraternidade. Para que tu, feroz e amorosamente, nos soubeste mobilizar.

Esta é também, Zeca, a prova que continuas aqui connosco a participar na realização de acontecimentos desta natureza; ou pensas que, em tempos que não gostarias de viver (mas a que saberias resistir e dar combate), era possível concretizar um concerto com estes participantes e com a sua solidariedade cúmplice, se não fosses tu o seu verdadeiro produtor?

Recebe, então, esta carta de saudade mas, sobretudo, de esperança, de todos os que aqui estamos e dos que cá queríamos estar. Porque sabes bem que qualquer um de nós, mesmo que não te tenha conhecido, é teu amigo também.

Tua,

ACERT, Tom de Festa’12

Terra da Fraternidade

Sem comentários:

/>