01/08/2012

NOITES DE MÚSICA AO AR LIVRE | Braga


Galandum Galundaina, Trio Pagú e Monte Lunai são as bandas que em Agosto (8, 9 e 10) vão protagonizar as noites de música ao ar livre promovidas pelo Theatro Circo. 

Com palco e plateia improvisados na Rua Gonçalo Sampaio, os Galandum Galundaina iniciam as noites de concertos de rua no dia 8 (21.30h) com um repertório exclusivamente composto por temas de inspiração na tradição musical mirandesa.

Para além da música instrumental, o grupo que nasceu em 1996 com o objectivo de recolher, investigar e divulgar o património musical, danças e língua das terras de Miranda, apresenta ainda temas com voz, reproduzindo as melodias tradicionais enriquecidas com novos timbres, ritmos e harmonias.

Assumindo-se como um elo entre a antiga e a actual geração de músicos, os Galandum Galundaina distinguem-se em palco pela variedade de instrumentos através dos quais reproduzem as suas sonoridades e de entre os quais de destacam as gaitas de fole mirandesas, a flauta pastoril, sanfona, caixa de guerra, conchas de Santiago ou castanholas.

A 9 de Agosto, a rua está reservada para a Bossa Nova e MPB do Trio Pagú, um projecto de Alex Liberalli (voz e percussão), Budda (guitarra) e Nico (bateria e percussão).

“Leãozinho”, “Agora Só Falta Você”, “Sozinho”, “Qualquer Coisa”, “Nem Vem que não tem”, “Samba e Amor” e “Desafinado” são alguns dos temas que o Trio Pagú reinterpreta num espectáculo marcadamente intimista mas de onde não deixam de ressaltar os ritmos da música popular brasileira.

Na sexta-feira, 10 de Agosto (21.30h), o palco da Rua Gonçalo Sampaio recebe os Monte Lunai num concerto em que o violino, contrabaixo, guitarra, percussões várias e invulgares instrumentos de sopro se unem para dar som a temas da música tradicional europeia.

Constituído por cinco músicos que se dedicam à redescoberta da dança e do baile tradicional europeus, o grupo Monte Lunai interpretam temas de baile como a muiñeira da Galiza, o hanter’dro da Bretanha, a contradança, a valsa ou a mazurca, trazendo para palco as danças da Grécia, da Ucrânia, de Itália e Portugal, numa roda viva de culturas e musicalidades.

+ Info: 

Sem comentários:

/>