“A Chata”, é este o tema de apresentação dos Ultraleve, uma nova banda no panorama musical nacional e que se prepara para ser a grande novidade de 2013.
"A leveza dos Ultraleve é como a do famoso chocolate com arroz tufado: leve, sim; mas com substância! Aliás, como toda a boa pop deve ser. Este Monstro de Frankenstein com talento para a dança foi buscar os seus membros a duas grandes bandas nacionais - os Virgem Suta e os Pinto Ferreira.
Isto poderia ter levado a que estivéssemos perante uns meros Virgem Ferreira, mas previsibilidade é maleita a que esta rapaziada é imune há muito tempo. A verdade é que destes dois universos nasceu um terceiro, diferente, com identidade própria, como quando se pegava em dois frascos dos velhos estojos de química e da mistura desses dois cristais coloridos se conseguia uma nova substância, efervescente e fumegante, capaz de pasmar.
A Chata é um desenho animado sob a forma de canção que, na tradição da melhor música popular, consegue dizer muito em apenas 3 minutos. A sua árvore genealógica parece incluir veneráveis ramos como o Carlos Paião de Playback e Zero-a-Zero, ou os Heróis do Mar na louca fase de Supersticioso.
Mas para lá de todas as etiquetas e referências, o que eles são é os Ultraleve: com versos e observações retiradas das nossas vidas e/ou das da nossa vizinhança. A avaliar pela amostra, o álbum poderá ser uma bonita e dançável ópera do subúrbio... ou então será outra coisa qualquer: porque, lá está de um Suta como o Nuno Figueiredo e de um Pinto como o Bruno Vasconcelos, o gozo está em não saber bem o que esperar... e ter sempre boas surpresas. Ouçam - e ponham já em "repeat", porque uma vez não chega. Confiem em mim: de chata, esta canção só tem o nome!" (Nuno Markl)
Sem comentários:
Enviar um comentário