31/07/2013

BIG BAND ESTARREJAZZ


Resultado da Masterclass Estarrejazz, inserida na edição de 2012 do Festival, com direção pedagógica e musical a cargo de Pedro Moreira e acompanhamento semanal de João Mortágua, a Big Band Estarrejazz afirma-se como o passo seguinte dado pelo festival ao nível da sua vertente formativa. 

“Dar seguimento ao trabalho de workshops, juntar músicos com regularidade e criar uma extensão do Estarrejazz” são os principais motivos que levaram à criação da Big Band, conforme enumera Paulo Bandeira, diretor artístico do Estarrejazz, Festival de Jazz de Estarreja que em 2013 conta com a sua 8ª edição.

Composta por 15 jovens músicos, a Big Band diferencia-se das restantes precisamente pela “idade dos músicos que a compõem”, entre os 13 e os 30 anos, provenientes de várias localidades da Região de Aveiro - “um viveiro de músicos impressionante”, na opinião de Pedro Moreira - mas também do Porto. 

Outra das mais-valias desta nova orquestra de jazz apontada pelo diretor pedagógico é a “qualidade incrível e o potencial enormíssimo de desenvolvimento”, que os músicos transferem para a Big Band, capaz de a tornar “numa orquestra de referência na área”.

O concerto de estreia está agendado para o mês de novembro, no âmbito da 8ª edição do Festival que lhe deu nome, espírito e contexto. Para futuro, Paulo Bandeira pretende “colocar a Big Band a tocar pelo país e pelos festivais de jazz”.

Sem comentários:

/>