27/02/2014

COCLEA | Campanha de Crowdfunding


Guilherme Gonçalves é músico (guitarrista de Gala Drop), sound designer e técnico de som de bandas como B.Fachada, Paus, Macacos do Chinês, Linda Martini, Loosers, Filho da Mãe, Riding Pânico, Youthless, Bridge Under Water, etc.

A solo, toca sob o nome de Coclea, projecto que nasceu em 2007. Desde então, foram lançados 3 cd-r: o primeiro, G, é uma edição de autor, o segundo, For those who made it here, we bid thee welcome, foi editado pela Searching Records e o terceiro, Beams, foi editado pela Rafflesia Records.

Para além de Portugal, onde Coclea já tocou ao lado de nomes como US Girls ou Silver Apples, Itália e Holanda foram alguns dos países por onde viajou entregando a sua música ao vivo.

Um dos novos passos a dar será o lançamento de um registo físico em vinil, já composto e gravado. Trata-se de um disco ambiental que tem a pretensão de estimular o ouvinte a interpretar a música recorrendo ao seu próprio imaginário. 

As composições têm como principal instrumento a guitarra eléctrica que, por vezes, é seriamente processada através de efeitos e sintetizadores o que faz com que a música remeta para sítios abstractos e étereos.

O novo disco, Coclea, foi gravado ao longo de 4 meses em 2013 e algumas das suas inspirações e influências musicais foram: Windy and Carl, Manel Gottshing, Laaraji, Peter Green, My Bloody Valentine, etc.

Para a edição deste disco homónimo, Coclea irá criar uma editora, a Piece, que tem como principal objectivo lançar a sua própria música mas que, futuramente, também poderá vir a lançar projectos de outras pessoas.

Um dos pilares desta editora será conseguir que as capas dos discos sejam, sempre que possível, feitas à mão por artistas ou artesãos e que seja dada primazia a materiais ecológicos, reciclados, recicláveis e usados. Esta abordagem permite que todas as capas seja diferentes, tornando cada disco numa peça única.

Coclea será uma edição de 300 cópias em vinil, com o artwork feito em serigrafia e uma pequena tiragem de 80 cópias em CD-R com uma capa feita de papel obtido a partir de desperdícios de algodão também com artwork feito em serigrafia.

Todo o universo gráfico para a capa do disco foi concebido em colaboração com o artista plástico Tiago Borges. A imagem da editora foi feita pela artista plástica Mariana DC.

Para suportar financeiramente a edição do novo Coclea de forma a cumprir todos estes objectivos, teve início no passado dia 24 de Fevereiro uma campanha de crowdfunding, que está disponível no seguinte site: http://ppl.com.pt/pt/prj/82486.



http://cocleapeace.bandcamp.com

Sem comentários:

/>