25/04/2014

EDUARDO RAPOSO | "Cantores de Abril"


A segunda edição do livro "Cantores de Abril. Entrevistas a Cantores e outros protagonistas do “Canto de Intervenção”, de Eduardo Raposo, editado em 2000 pela Edições Colibri, está hoje disponível com a edição do jornal Público, a um preço de 7,20€.
 .
Na nota à segunda edição, Eduardo Raposo diz que “ao contrário do que poderia acontecer, esta edição, ainda que revista, não sofre alterações de monta relativamente à primeira, em 2000. 

Embora tal pudesse acontecer, a nossa opção foi que este seja um livro de memórias, pois o essencial é transmitir às novas gerações a memória de estes vinte e um percursos – que nos últimos catorze anos não têm, historicamente falando, alterações profundas, excetuando talvez Manuel Alegre, que foi candidato à Presidência da República – e o resultado da sua não eleição está à vista de todos. Por outro lado lamentamos o desaparecimento físico de Fialho Gouveia e José Niza”.

Ainda de acordo com o autor, o livro “acaba por ser um inestimável contributo através de aspetos menos conhecidos de figuras públicas ou até de outras menos mediatizadas ou conhecidas do público, todavia, todos eles protagonistas na oposição ao Estado Novo”, pelo que gostaria “que este livro fosse também um manifesto em defesa de valores fundadores para a construção de uma sociedade e de um País verdadeiramente democráticos, onde as jovens gerações um dia terão uma palavra, espero, decisiva”.

Sem comentários:

/>