24/05/2014

MERCEDES GUERREIRO E JEAN LEMAITRE | "Grândola Vila Morena - A Canção da Liberdade"


Para assinalar as comemorações do 50º Aniversário da canção Grândola Vila Morena, o jornal Público lança no dia 26 de Abril, o livro que retrata toda a história da canção mais reconhecimento tem em Portugal e além fronteiras.

José Afonso escreveu o poema Grândola Vila Morena como reconhecimento pela forma amistosa e solidária com que o Povo de Grândola o recebeu no dia 17 de Maio de 1964. 

Ele sentiu, como muitos dos seus ideais se materializavam na diversificada actividade cultural da Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense, assim como na forma solidária e fraterna de trabalho dos membros da sua direcção e na contribuição empenhada dos sócios, num projecto colectivo de grande relevo cultural e progressista para a população, cuja maioria vivia da jorna em trabalhos agrícolas ou da indústria corticeira.

Na sua alma de Poeta calou fundo a emoção de encontrar numa pequena comunidade alentejana, um possível caminho para a liberdade e a felicidade dos homens e mulheres do seu povo e da humanidade em geral.

Sem comentários:

/>