O pianista Júlio Resende passa pelo palco principal do Theatro Circo a 13 de Junho (21.30h) para um concerto que dá nova voz – a voz do piano – a alguns dos mais marcantes fados interpretados pela maior diva da música portuguesa, Amália Rodrigues.
Em “Amália por Júlio Resende”, primeiro álbum a solo do pianista, os fados de Amália Rodrigues ganham nova roupagem pelas mãos do algarvio que se tem vindo a afirmar como nome de destaque do jazz nacional.
«Todos os pianistas têm o sonho de realizar um disco a solo e eu queria fazer o disco a solo mais pessoal possível. Entendo a palavra ‘solo’ como algo que tem a ver com terra, com raízes, com o chão que pisas, que habitas.
Entre as minhas memórias musicais mais antigas está a voz da Amália a cantar “A Casa Portuguesa” ou o avassalador “Estranha Forma de Vida” e ela serve de símbolo para esta viagem musical», explica o músico contextualizando o seu mais recente projecto que, em Braga, integra o Ciclo “Lições de Piano”.
Do jazz ao fado, Júlio Resende conta com várias colaborações de sucesso com grandes nomes da música portuguesa, como Maria João, Aldina Duarte, Elisa Rodrigues, Hélder Moutinho, António Zambujo, Ana Moura, Cristina Branco, Cuca Roseta e Marco Rodrigues.
No panorama do jazz internacional destacam-se ainda as colaborações com Matt Penman, Perico Sambeat , John Hebert, Carlos Bica, Ole Morten Vogan ou Will Vinson, entre outros.
Ingressos, a 12 euros (Cartão Quadrilátero: 6 €) disponíveis em www.theatrocirco.bilheteiraonline.pt, na bilheteira do Theatro Circo, lojas Fnac e estações CTT aderentes.
Sem comentários:
Enviar um comentário