27/01/2015

PEDRO ABRUNHOSA ESGOTA COLISEUS NO PORTO


Esta quinta-feira, 29 de Janeiro, Pedro Abrunhosa sobe ao palco do Coliseu do Porto para uma data extra, que antecipa os concertos marcados para 30 e 31 de Janeiro, que já se encontram esgotados. 

Prevêem-se noites históricas no Coliseu do Porto, Meo Arena (7 de Fevereiro.) e Pavilhão Multiusos de Guimarães (14 de Fevereiro.). Será a celebração dos 20 de carreira de Pedro Abrunhosa, neste espectáculo especial de nome Inteiro, que revisita toda a discografia do músico, compositor e cantor, desde "Viagens" – o disco de estreia, reeditado em Novembro de 2014 -, até ao mais recente "Contramão".

Ao vivo, Pedro Abrunhosa surgirá acompanhado por convidados muito especiais, em todos os concertos da digressão nacional de Inteiro. Camané irá participar no tema "Para os Braços da Minha Mãe" (um momento que se prevê de grande emoção e cumplicidade entre os dois artistas e entre estes e o público) e os músicos Mário Barreiros (guitarra) e Edgar Caramelo (saxofone) - que integraram, a formação original dos Bandemónio – acompanharão Pedro Abrunhosa em diversos momentos do espectáculo. Os concertos do Coliseu do Porto contam ainda e em exclusivo, com o contributo especial do músico, performer e artista plástico João Ricardo de Barros Oliveira.

Inteiro esgotou a sala parisiense Olympia, a 16 de Janeiro e o Rockhal, no Luxemburgo, no dia seguinte. Em Portugal é apresentado no Coliseu do Porto nos dias 29, 30 e 31 de Janeiro, na MEO Arena a 7 de Fevereiro e no Pavilhão Multiusos de Guimarães, a 14 de Fevereiro.

Mensagem de Pedro Abrunhosa sobre Inteiro:

"Nestes escuros tempos que atravessamos, a Música tem coberto de luz a estrada de muitos, restituindo-lhes esperança, identidade, noção de paz e pertença. Ela é um território que habitamos, tanto quanto o é o País donde vimos. Onde quer que estejamos, cantamos os mesmos refrões, choramos a dor idêntica, celebramos alegrias, partilhamos o bem e sentimo-nos Um, e no entanto somos parte duma multidão da qual nunca saberemos o nome. Tal é o poder da Música: nos espectáculos, nas rádios, nas redes sociais, a Música faz-nos menos sós.

Até hoje apenas escrevi sete discos. É pouco para o que quero ainda fazer, mas são sete discos que me levaram à descoberta de mim próprio, do País e da força da língua que me leva por diante. Aos poucos fui encontrando-me num Portugal muito diferente, muito melhor do que aquele a que tantas vezes nos tentaram reduzir. 

Este é um país de gente enorme, de realizações, de afectos, de sonhos inteiros e de horizontes que mergulham no impossível porque da impossibilidade nasce a concretização, o trabalho, a luta e a esperança de todos os dias. Com este novo conhecimento de nós parti de novo para a estrada num percurso que entremeei apenas com a reclusão do estúdio.

Das histórias que muitos generosamente partilharam comigo ao longo dos anos, fiz canções. Dos milhares e milhares de quilómetros corridos a palmo e amor, recolhi um mar de afectos que hoje sou por dentro. E é dessa espuma que são feitos discos e espectáculos, noite após noite, numa tentativa vã de devolver o que me é apenas emprestado, o que não é meu mas de todos. 

Através da Música fizemos memória, história e futuro. Encontrei eco nas vozes de tantos tornadas fortes pelo uníssono da consistência, da vontade, das revoltas e da dádiva. E é essa capacidade de regeneração que brota de nós em cada concerto e que continua a ser o motor emocional da minha escrita.

Inteiro é o espectáculo que celebra o quanto ainda aí vem, o muito que há para fazer. Todos os dias são dias de recomeçar, de tentar ser maior, de buscar na palavra certa o tempo fugaz da vida. Estas noites de Inteiro serão o início de muita mais estrada, mais Canções, da perpétua busca de algo que espero nunca vir a encontrar."

www.facebook.com/PedroAbrunhosaFanClub

Sem comentários:

/>