No ano de 2014 nasce em Lisboa o projecto Coração Noir, com a reunião de Pandora (voz), Bruno Vicente (guitarras), Jaime Oliveira (piano e teclados), Vasco Corisco (baixo) e Pedro Marques (bateria).
O primeiro single chama-se “Coração Noir”, é editado hoje em todas as lojas digitais. Presentemente os Coração Noir encontram-se em fase de gravações para o primeiro registo de longa duração, exclusivamente composto por temas originais, que irá ser lançado em 2016.
O colectivo Coração Noir está enraizado numa sofisticada pop clássica, com alguma inspiração na década de 80, incorporando também na sua sonoridade a estética acústica de outros estilos, entrelaçando harmonias com melodias que extravasam rótulos singulares. Em Coração Noir dominam ritmos suaves e calmos, com andamentos lentos pontuados por explosões de energia e vivacidade, que convivem com temas declaradamente fortes e cadenciados de ponta a ponta.
Inspirando-se fortemente no estilo cinematográfico que emprestou o nome à banda – o film noir, Coração Noir assume um ambiente nocturno tanto a nível sonoro como visual. Os temas dominantes ambulam, deste modo, em torno de dramas nostálgicos ou romances permeados por fatalismo e injustiça, em ambientes urbanos, muitas vezes em narração
confessional na primeira pessoa.
confessional na primeira pessoa.
Resta mencionar uma marca característica de Coração Noir patente na poética eleita para dar voz às melodias – as composições de escrita original, sempre e assumidamente em português, cuja intensidade poética se adequa ao ambiente sonoro. A língua portuguesa está assim presente num espírito de portugalidade cosmopolita e urbana, indissociável da forma de estar e de sentir dos elementos de Coração Noir.
wwww.facebook.com/CoracaoNoir
Sem comentários:
Enviar um comentário