10/02/2016

PEIXE : AVIÃO | Theatro Circo


Os peixe : avião têm novo álbum e no dia 20 de Fevereiro o público bracarense é chamado ao Theatro Circo para conhecer “Peso Morto”.

Em 2013 o quinteto bracarense editou o seu terceiro disco, de título homónimo, rompendo abruptamente com uma trajetória pop alicerçada em trabalhos como “Finjo a fazer de conta feito peixe : avião” (2007), “40.02” (2008) e “Madrugada” (2010).

Fruto de uma visão comum do que é fazer um disco em banda, “Peso Morto” surge agora como o aprofundamento da rutura iniciada em “peixe : avião”, refletindo nos seus oito novos temas uma maior plasticidade e fisicalidade dos instrumentos ao mesmo tempo que assume a predominância de uma abordagem menos assente na voz.

A subversão do formato canção, o recurso a uma instrumentação de caraterísticas cada vez mais singulares e a exploração de uma lírica simultaneamente abstrata e introspetiva, são, assim, apresentadas como pedras basilares do quarto álbum da banda.

Criados no verão de 2007 em Braga, os peixe : avião rapidamente conquistaram a atenção da imprensa nacional através do promissor EP "Finjo a Fazer de Conta Feito peixe : avião". Desde então, a sua carreira tem sido pautada por um crescimento constante suportado pelos álbuns “40.02” (rastilho records, 2008), “Madrugada” (PAD, 2010) e “peixe : avião” (PAD, 2013). 

Com o disco homónimo foram nomeados para os Prémios Impala, que reconhecem os melhores discos independentes europeus do ano, juntamente com Boards of Canada, Nick Cave e Sigur Rós. A Blitz atribuiu-lhes o 2º lugar na lista dos melhores álbuns nacionais de 2013 e foram várias publicações especializadas que lhes atribuíram o 1º lugar na lista dos melhores discos de 2013. Em 2014 compuseram música original para o clássico “Ménilmontant” de Dimitri Kirsanoff, filme de 1929, após encomenda do Curtas Vila do Conde - Festival Internacional de Cinema.

Ingressos, a 15 euros (Cartão Quadrilátero: 7,5 euros) disponíveis em www.theatrocirco.bol.pt, na bilheteira do Theatro Circo, lojas Fnac e estações CTT aderentes.

Sem comentários:

/>