11/03/2016

CICLO DE MÚSICA NOVOS CONTOS DA MONTANHA


Numa iniciativa do Município de Sabrosa, quatro artistas portugueses de referência na área da música apresentarão concertos de entrada livre ao longo do ano no Espaço Miguel Torga, em São Martinho de Anta, freguesia que viu nascer um dos mais influentes poetas e escritores do século XX português.

Baseado numa analogia direta ao livro de contos Novos Contos da Montanha, publicado em 1944 por Miguel Torga, o ciclo de música Novos Contos da Montanha levará até ao espaço de interpretação da obra do escritor artistas portugueses caracterizados pela contemporaneidade da sua música cantada e criada na língua portuguesa. 

Com a aposta neste ciclo de concertos programados, o Espaço Miguel Torga pretende expandir a amplitude do universo literário do escritor transmontano, assim como dinamizar e complementar a programação do local, abrindo o espectro de atividades cultural realizadas.

Com a periodicidade de um espetáculo por trimestre, perfazendo um total de quatro espetáculos, o ciclo Novas Canções da Montanha arranca já a 19 de Março, pelas 18 horas, com um concerto da reputada cantora Lula Pena. Lula Pena é uma das maiores cantoras da atualidade, independentemente daquilo que cante, nascidas em Portugal e criadas pelo Mundo. Lula Pena chegou à esfera do mito pelo que fez mas principalmente pelo que não fez. Os doze anos de relativo silêncio que separam o seu primeiro disco, "Phados" (1998), do segundo, "Troubadour" (2010), alimentaram essa tendência.

Ao longo da sua carreira, percorreu países como os Estados Unidos da América, Alemanha, França, Itália, Holanda e atuou até para o Rei Mohammed V em Marrocos, depois da Orquestra Real e com Rabih Abhou-Khalil por perto. 2016 marca o ano de regresso aos discos, seis anos após o último trabalho, estando já anunciado um esperado novo trabalho pela editora belga Crammed Discs. O Financial Times referiu recentemente que Lula Pena é uma das artistas a não perder de vista em 2016.

Localizado na freguesia de São Martinho de Anta, em Sabrosa, distrito de Vila Real, o Espaço Miguel Torga é gerido pela Câmara Municipal de Sabrosa e distingue-se pela originalidade e beleza arquitetónica, da autoria do arquiteto Eduardo Souto Moura, tendo por objetivos a salvaguarda e a difusão da obra de Torga, bem como a divulgação de território e património do concelho de Sabrosa, inserido no Alto Douro Vinhateiro.

Novas Canções da Montanha é uma iniciativa do Município de Sabrosa para o Espaço Miguel Torga, com o apoio do Município de Vila Real e Teatro de Vila Real. A programação e produção está a cargo da covilhete na mão. O programa de atividades do Espaço Miguel Torga tem o apoio da Fundação EDP.

Novas Canções da Montanha com Lula Pena Espaço Miguel Torga, São Martinho de Anta, Sabrosa, Vila Real.

19 de Março, sábado, 18 horas, entrada livre!

Sem comentários:

/>