12/03/2016

EUGÉNIA MELO E CASTRO | "Conversas com Versos"


O espetáculo de Eugénia Melo e Castro “Conversas com Versos” é a proposta do Theatro Circo para o início das férias de Páscoa dos mais novos. Convidando para uma tarde de domingo em família, o espetáculo chega à Sala Principal no dia 20 de Março (16.00h).

Aproveitando a edição especial do livro "Conversas com Versos", uma das obras clássicas pioneiras da poesia infantil portuguesa que faz parte do Plano Nacional de Leitura, sendo recomendada para o primeiro ano de escolaridade, Eugénia Melo e Castro adaptou 14 poemas e apresenta 11 canções no espetáculo que marcou o seu regresso ao universo dos mais pequenos dando continuidade e uma nova leitura à obra poética de sua mãe, Maria Alberta Menéres.

A viagem pelos poemas de uma das escritoras que mais contribuiu para a formação literária de várias gerações de jovens ganha agora um novo adocicado na voz da filha Eugénia Melo e Castro e marca o regresso de uma das mais acarinhadas cantoras portuguesas das últimas décadas.

«Resolvemos relançar o livro pois a sua poesia é completamente atual, viva e, pode-se dizer, mesmo muito avançada para a época em que foi escrita» explica a cantora que nesta homenagem à sua mãe assina profissionalmente pela primeira vez como Géninha Melo e Castro, nome pelo qual é chamada desde criança.

Com mais de 35 anos de carreira, Eugénia Melo e Castro estudou artes gráficas e cinema, passou pelo grupo de teatro A Barraca, fez cinema, criou o programa de televisão "Atlântico" e gravou vários álbuns, tendo quase sempre um pé em Portugal e outro no Brasil, onde colaborou com artistas como Chico Buarque, Caetano Veloso, Milton Nascimento, Ney Matogrosso e Jaques Morelenbaum.

O disco “Conversas com Versos” que acompanha a nova edição do livro teve as participações especiais de Ney Matogrosso e de Lino Krizz e conta ainda com ilustrações de Mariana Melo, filha de Eugénia Melo e Castro e neta de Maria Alberta Menéres, fazendo deste trabalho um ponto de união de três gerações de áreas diferentes que se completam entre si.

Ingressos, a 10 euros (Cartão Quadrilátero: 5 euros) disponíveis em www.theatrocirco.bol.pt, na bilheteira do Theatro Circo, lojas Fnac e estações CTT aderente.

Sem comentários:

/>