08/03/2016

GIL DO CARMO A UMA VOZ NO B.LEZA


Gil do Carmo apresenta o trabalho que acaba de editar, "A Uma Voz", no B.Leza, a 30 de Março. O concerto acontece numa sala cuja história está intimamente ligada à música da lusofonia e que sempre foi ponto de encontro dos ritmos, das danças e dos sabores que o próprio Gil mistura neste álbum. Os bilhetes, para uma noite que se espera emocionante, já estão disponíveis na Ticketline.

"A Uma Voz" é o quarto registo de Gil do Carmo, oito anos depois de "Sisal", e conta com a colaboração de músicos que o ajudaram a encontrar um espaço próprio, como Yami, António Serrano, João Frade ou José Manuel Neto. 

"O Teu Cheiro a Café Torrado" é o primeiro cartão de visita (e cujo vídeo, gravado em Lisboa, já está disponível), mas a história do disco desenrola-se nas suas influências: o jazz, o fado, a world music e até a bossa nova estão presentes em canções como "A Menina do Calção Branco", "Flor de Sal" ou "Na Minha Esquina".

No texto que escreveu sobre "A Uma Voz", João Gobern situa-nos "na Lisboa que Gil do Carmo utiliza como quartel-general, como base para idas e voltas, como ponto de partida e de chegada". E afirma que "Gil do Carmo está na sua casa, com vista. Numa esquina onde se cruzam as histórias aparentemente corriqueiras, mas que os nossos dias ("úteis" apenas por designação oficial) tendem a ignorar, com os anseios e os objectivos tantas vezes adiados".

Sem comentários:

/>