06/04/2016

RODRIGO LEÃO | "O Retiro" - Edição Internacional


Depois do sucesso alcançado em Portugal com "o retiro", álbum que entrou diretamente para o 2.º lugar do top nacional de vendas e para o 1.º lugar do top digital, agora Rodrigo Leão prepara-se para lançar este disco tão especial no Brasil, tendo data de lançamento marcada para o próximo dia 15 de Abril.

O álbum já foi lançado em Espanha, em dezembro do ano passado, tendo Rodrigo Leão feito uma visita promocional a este país em Janeiro que já está a dar os seus frutos. "o retiro" tem mesmo merecido largos elogios por parte da imprensa especializada do país vizinho. Segundo o El País "a música de Rodrigo Leão tem uma vocação cinematográfica". Já o La Razón define Rodrigo Leão como "um dos criadores mais profundos e originais da música portuguesa", destacando "o retiro" como "um projeto orquestral ambicioso (...) pleno de espiritualidade e emoção". Também a Agência EFE, a Radio 3 e a Radio 5 da RTVE têm destacado este novo álbum de Rodrigo Leão.

Uma vez que agora "o retiro" se prepara para chegar ao mercado brasileiro, o Canal Brasil vai recordar, na semana de lançamento, um outro projeto muito particular no percurso de Rodrigo Leão, "A Mãe", com a transmissão do concerto de apresentação deste álbum no Casino Estoril, no qual o músico esteve acompanhado pela Orquestra Sinfonietta de Lisboa, por Stuart Staples (Tindersticks), pelo argentino Daniel Melingo e pelo seu Cinema Ensemble. A transmissão do concerto realizar-se-á no dia 16, sábado, às 18.00h, e repete na sexta-feira, dia 22, às 10.00h.

"o retiro” foi editado no mercado português em novembro do ano passado, com o selo da prestigiada Deutsche Grammophon, tendo sido gravado com o Coro e Orquestra Gulbenkian. No disco colaboraram o célebre Steve Bartek e Carlos Tony Gomes, nos arranjos orquestrais, a cantora Selma Uamusse, no single "Melancolia", ou João Eleutério, na coprodução. Gravado por Tobias Lehmann (responsável por muitos registos da Deutsche Grammophon) no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, em "o retiro" Rodrigo Leão debruça-se sobre importantes questões filosóficas, que se prendem com a procura do sentido da vida e de um lugar no mundo, temas que sempre estiveram presentes nas entrelinhas das suas criações e que são uma das suas principais fontes de inspiração.

Sem comentários:

/>