23/11/2016

SENZA | "Comboio de Bambu"


Acreditam que as viagens transformam as pessoas. Fazem-nas diferentes. Os músicos Catarina Duarte e Nuno Caldeira partiram, em 2015, de mochila às costas, sem nada programado, e aventuraram-se numa viagem de três meses pela Ásia que acabou por se transformar num projecto de vida: um projecto de músicas originais. Mas esta viagem teria muito mais para dar do que inicialmente poderiam prever.

Os Senza, daí em diante assim denominados, trouxeram as suas memórias em forma de música. Editaram um disco intitulado "Praia da Independência", que mereceu o selo "Disco Antena 1", que já foi apresentado ao vivo na Índia, China, Alemanha, Bélgica, Espanha e Portugal.

Os Senza lançam agora o segundo single, com um arranjo inédito: "Comboio de Bambu". A versão que consta no disco foi gravada com os diminutos recursos disponíveis durante uma viagem de 3 meses da dupla de músicos Catarina Duarte e Nuno Caldeira ao sudeste asiático. De forma simbólica, foi assim mesmo incluída no disco: simples, esboçada, e de certa forma, autêntica.

Com um novo arranjo a que se juntaram os músicos Quiné Teles (bateria e percussão) e Pedro Almeida (piano), o tema "Comboio de Bambu" volta a ver a luz do dia... ou antes, é finalmente contemplado com a luz da minúcia dada aos restantes temas do disco.

Inspirada num comboio improvisado existente no norte do Cambodja, a canção conta uma experiência vivida com uma fusão de estéticas sonoras, atmosferas e paisagens musicais bem ao jeito do que é possível encontrar no disco. Mais um exemplo a relembrar-nos que a fusão-lusófona dos Senza se encontra bem, de saúde, e que se recomenda.

Sem comentários:

/>