01/12/2016

ANDRÉ GONÇALVES LEVA "MÚSICA ETERNA" A BRAGA

André Gonçalves opera em diversas áreas artísticas, nomeadamente nas artes plásticas, música, instalação e performance. Conta no seu curriculum com inúmeras exposições e festivais em mais de 20 países um pouco por todo o mundo. Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian em 2005 e 2009, distinguido com uma Menção Honrosa no FILE Prix Lux 2010, São Paulo e finalista do Celeste Prize 2010, Nova Iorque. 

O seu trabalho musical, a solo ou em coletivos, está documentado em mais de 15 edições em diversas editoras nacionais e internacionais. Nos últimos anos tem sido mais reconhecido pelo seu trabalho enquanto criador da marca de sintetizadores modulares ADDAC System.

O meio das edições discográficas sempre foi condicionado pelos avanços tecnológicos. Hoje em dia, os formatos físicos caminham aceleradamente para uma obsolescência enquanto os digitais não param de nos desafiar, andam nos nossos bolsos e a música passou a fazer parte dos nossos dias. Embora estas novas plataformas multiusos (dispositivos iOS e android) sejam em si melhores computadores do que os que teríamos há cinco anos, perpetua-se, no entanto, a tradição de fixar a música a uma timeline, de editá-la com uma composição fixa de determinada duração.

“Música Eterna” (2015) é uma edição sem duração e sem formato fixo, é música para, como diria Cesariny, “ir de manhã cedo e voltar muito tarde. Um “álbum” fechado dentro de uma aplicação para iOS que funciona apenas em iPhone/iPad/iPod, e recorre a uma partitura que joga com múltiplos blocos sonoros que vão desfilando com o tempo, encaixando miraculosamente sem nunca nos deixar desamparados pelo aparente jogo de sorte. “Música Eterna” conta com a participação especial de Alex Zhang Hungtai (Dirty Beaches) e Casper Clausen (Efterklang). André Gonçalves apresenta Música Eterna

03 de Dezembro - GNRation, Braga (22.30h)

Sem comentários:

/>