09/03/2017

LINCE | Lisboa Dance Festival


A estreia de Lince em Lisboa vai ocorrer este fim de semana no âmbito do Lisboa Dance Festival que decorre a partir de amanhã na LX Factory. O projecto, da responsabilidade de Sofia Ribeiro, subirá ao palco do Clube Antena 3, na Ler Devagar, no dia 11 de Março.

Para os mais distraídos, Lince é Sofia Ribeiro. Conhecemo-la enquanto teclista dos “We Trust” e no projecto “There Must Be A Place” mas o seu percurso começou ainda antes, em projectos emergentes na sua cidade natal, Guimarães. Estudou dança, música e artes plásticas e divide o seu tempo em várias áreas artísticas.

No final de 2016 publicou no Youtube os temas “Earth Space” e “Call Me Home” - as vozes, os pianos e os sintetizadores de Sofia despertavam a curiosidade dos ouvidos mais atentos, a aventura Lince havia começado.

A propósito da passagem de Lince pelo Sofar Sounds, a Tracker Magazine refere: “Os tons frios, que recordam a neve e o mar insistindo nas rochas de Inverno, concedem-lhe um tom quase escandinavo, pelas premissas do hábito, entre os sintetizadores que vociferavam, esfomeados, e as teclas finas de um piano muito seguro de si.” 

E prossegue ainda Inês Francisco Jacob: “Com Lince encontram-se alguns fios astronómicos, por entre devaneios por constelações ou naves espaciais. Ainda assim, não são só as deslocações no Espaço, mas também as que ocorrem na Terra, que levam Lince às suas odisseias interiores e exteriores.

As apresentações em palco têm vindo a ocorrer destacando-se a presença no Festival Boreal e no Lisboa Dance Festival. Quem assiste, refere Dillon, James Blake ou iamamiwhoami como anjos sonoros mas a referência principal é a de que Lince nos faz descobrir uma atmosfera muito própria e em que, ainda que presente, a electrónica é ponderada com mestria com a sensibilidade e a emotividade que as palavras e a voz de Sofia impõem em Lince.

Sem comentários:

/>