12/05/2017

PEDRO CALDEIRA CABRAL | Teatro São Luíz


Pedro Caldeira Cabral, reconhecido internacionalmente como compositor e multi-instrumentista, comemora 50 anos de carreira com um evento especial que terá lugar a 25 e 26 de Maio no Teatro São Luiz (Lisboa), tendo como tema a valorização e promoção do legado patrimonial da Guitarra Portuguesa.

A Guitarra Portuguesa, com a sua sonoridade particular e recursos expressivos únicos, tem um passado, um presente e um futuro que importa conhecer. Actualmente é o nosso único instrumento popular cuja transversalidade de uso se expressa nas mais diversas áreas musicais, do Fado à Música Antiga ou da World Music ao Jazz.

O espectáculo de 25 de Maio contará com a presença de dois convidados especiais: Ricardo Rocha, com uma carreira solística afirmada em mais de duas décadas, apresenta as mais inovadoras composições para a guitarra portuguesa, criando uma verdadeira ruptura na tradição da escrita para este instrumento. 

Ricardo Rocha é também um dos melhores intérpretes das obras de Carlos Paredes e de Pedro Caldeira Cabral, às quais imprimiu uma visão pessoal numa leitura interpretativa que realça aspectos inovadores na performance guitarrística contemporânea. 

Luís Marques, Professor de Guitarra Portuguesa na Academia de Música de Alcobaça é um seguidor da tradição de Coimbra. Fundador do grupo de Fados Almedina, Luis Pedro Marques é um estudioso do repertório tradicional de Guitarra Portuguesa que apresenta frequentemente a solo.

No dia 26 de Maio irá decorrer um "Encontro em torno da Guitarra Portuguesa" que pretende ser uma reflexão sobre a história, a nomenclatura e a evolução física da cítara/guitarra, a sua dimensão simbólica, as técnicas e o repertório de dupla tradição, escrita e oral. A entrada é livre.

Sem comentários:

/>