16/08/2017

PEDRO MESTRE | "Campaniça do Despique"

Foto: Rita Carmo

Passados vinte anos, desde que iniciou o seu percurso musical, Pedro Mestre aposta pela primeira vez num trabalho a solo "Campaniça do Despique", que evoca o mais genuíno toque da viola Campaniça, que desde sempre acompanhou os cantes de improviso do Alentejo.

Neste espectáculo, Pedro Mestre apresenta ao público temas inéditos, da sua autoria e modas do cancioneiro tradicional Alentejano, as quais ganham novo fôlego, onde a tradição e inovação se fundem.

“Campaniça do Despique” é o título do álbum e do concerto, que Pedro Mestre apresentou no dia 22 de Setembro de 2015, no Grande Auditório do CCB. Com uma plateia esgotada, o concerto evocou o mais belo do Cante Alentejano e o genuíno toque da viola campaniça, que desde sempre acompanhou os cantes de improviso no Alentejo, que surgiam de modo espontâneo em festas, romarias, nas tabernas e que ainda hoje acontecem, embora de modo organizado e performativo.

Depois da edição de vários trabalhos discográficos com os diversos grupos que integra, e passados vinte anos desde que iniciou o seu percurso musical, Pedro Mestre conquistou, em 2016, com o seu primeiro disco, em nome próprio - "Campaniça do Despique" - o prémio Carlos Paredes atribuído pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.

Pedro Mestre é um dos grandes impulsionadores e embaixadores da música e tradições do Alentejo, construtor e professor de viola campaniça e de cante alentejano, é também, o responsável pelo projeto "Cante nas Escolas", com o apoio do Ministério da Educação, que visa a sensibilização dos jovens para o património cultural regional.

Agenda:

17 de Agosto - Arraiolos, 21.30h

26 de Agosto - Custóias/Matosinhos, 21.20h

31 Agosto - Castro Verde, 21.30h

Sem comentários:

/>