Cordas é o festival de músicas do mundo que destaca a arte dos cordofones. A segunda edição acontece de 10 a 17 de Setembro, na vila da Madalena, ilha do Pico, Açores. A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria (AMPGDP) está presente com a apresentação de vídeos que mostram a diversidade de instrumentos de corda por todo o país de Portugal.
A Associação Música Portuguesa a Gostar Dela Própria tem, desde 2011, juntamente com o trabalho do realizador Tiago Pereira, vindo a criar uma consciencialização para o conhecimento e importância de um património vivo e muitas vezes esquecido de tradição oral, cantigas, romances, contos, práticas sacro-profanas, músicas, danças e também gastronomia. Esta consciencialização, que é essencialmente um mecanismo de alfabetização da memória, lembra-nos de que é urgente documentar, gravar e reutilizar fragmentos da memória de um povo.
Realizador, documentarista, visualista, vencedor do prémio Megafone 2010 na categoria "missão”, Tiago Pereira tem desenvolvido um estilo único a documentar, recolher e misturar imagens em movimento. Os seus filmes transdisciplinares remetem para manifestações de cultura imaterial como a música, rituais e performances, procurando sempre novos usos da tecnologia e novas abordagens à cultura popular e ao tradicional.
Assim, o Festival Cordas apresenta uma seleção de vídeos já produzidos pela AMPGDP, mostrando a diversidade de instrumentos de corda por todo o Portugal. Estas apresentações abrem as noites de concerto de segunda a sábado, no Auditório da Madalena pelas 21.30h.
Décio Leal, Manuel Paulino Dias, Manuel Sousa, Carlos Batista, Patrícia Costa, Ângela da Ponte e Pieter Adriaans são alguns dos artistas que vão apresentar seu trabalho via video. Ainda, Pedro Mestre, o músico que já promete estar presente na edição de 2018 do festival, traz-nos um cheirinho da viola de arame do Alentejo, a Viola Campaniça.
Para toda a programação do Cordas visite www.festivalcordas.com.
Sem comentários:
Enviar um comentário