A contagem decrescente continua e já faltam poucos dias para a edição deste ano do Festival Caixa Alfama. Nos dias 15 e 16 de Setembro, o Fado desfila por um dos bairros mais típicos de Lisboa, e nomes como Marco Rodrigues, Marina Mota, António Zambujo ou Gisela João garantem tradição e inovação em igual medida, ingredientes essenciais para cozinhar o melhor Fado da atualidade.
Uma das provas de que o Fado vive, de facto, um momento efervescente é o interesse crescente de músicos vindos de outros territórios musicais. O melhor exemplo disso é Júlio Resende. Depois do sucesso do disco “Amália por Júlio Resende”, a paixão do pianista pelo Fado não arrefeceu e o músico prepara agora um espetáculo inédito para o Festival Caixa Alfama.
“Fado Ensemble” é um projeto que multiplica as possibilidades musicais do Fado a partir do piano, violoncelo, bateria e percussões. Às vezes, de surpresa, como no destino, aparecem convidados para se juntar à festa; às vezes não. Mas o mais importante é que este Fado é livre e espontâneo, com garra, folia e força suficiente para expressar as alegrias e as aflições presentes na vida – e também no Fado.
No dia 16 de Setembro, o Palco Ermelinda Freitas, no Largo das Alcaçarias, recebe esta vontade de levar o Fado para outros universos. E, como sabemos, a arte precisa sempre de ser ousada – é também esse o Fado de Júlio Resende.
Sem comentários:
Enviar um comentário