13/10/2017

JOSÉ MÁRIO BRANCO NO “LES CAFÉS DE L’EUROPE À PARIS


O cantautor José Mário Branco é próximo convidado do “Les Cafés de L’Europe à Paris” que se realizará amanhã, dia 14, em Paris, no célebre café “Le Sorbon”.

Esta iniciativa de carácter cultural promovida pelo Instituto Camões e pela Embaixada de Portugal, insere-se na segunda edição do evento “Les Cafés de L’Europe à Paris” promovido no quadro da EUNIC (European Union National Institutes for Culture) e de que o Instituto Camões é membro.

O convite efectuado a José Mário Branco surge na sequência da sua relevância social e cultural no Portugal dos últimos 50 anos reforçado pelo facto da sua actividade se ter iniciado precisamente em Paris quando do seu exílio iniciado na década de 60 e terminado com o 25 de Abril de 1974.

Lembramos que a actividade musical de José Mário Branco ganhou notoriedade quando da publicação, precisamente há 50 anos, do EP “Seis Cantigas de Amigo”, continuada com a edição de “Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades” e as estreitas colaborações com Zeca Afonso e Sérgio Godinho, tudo isto ainda em território francês e numa altura em que o regime vigente em Portugal não lhes permitia o desenvolvimento da sua actividade musical.

Nesta conversa aberta à comunidade, José Mário Branco terá como moderador o realizador Pedro Fidalgo, actualmente residente em França e que, em parceria com Nelson Guerreiro, realizou o documentário baseado na vida e obra de José Mário Branco “Mudar de Vida”, agraciado recentemente com prémio “Sophia”.

Coincidentemente, a propósito da celebração de 50 anos da edição de “Seis Cantigas de Amigo”, a Warner Music dará início proximamente à reedição dos trabalhos discográficos de José Mário em paralelo com publicação de gravações inéditas.

Sem comentários:

/>