04/10/2017

MARIA JOÃO E EGBERTO GISMONTI EM CONCERTO


Egberto Gismonti e Maria João iniciam - já na próxima segunda-feira - a digressão europeia do espectáculo que apresentam em duo. O primeiro concerto será a 9 de Outubro no CCB, em Lisboa, e o segundo dia 11 de Outubro, na Casa da Música, no Porto, passando ainda pelo Luxemburgo, Viena e Budapeste.

Este é um encontro de contornos poéticos entre duas das mais importantes figuras da música universal. A descoberta de novos caminhos na música e a paixão por novos desafios são o ponto de partida para esta digressão, planeada após o sucesso imediato da actuação única que deram no Festival Jazz de Ravello, em Itália, o ano passado.

O brasileiro Egberto Gismonti é um multi-instrumentista virtuoso, compositor de grandes obras, que se distingue pela diversidade musical, sendo exímio em diferentes instrumentos e géneros, constando no seu currículo orquestrações, MPB, jazz, música clássica e contemporânea. Colaborou e gravou com artistas como Charlie Haden, Pat Metheny, Jan Garbarek, Jaques Morelenbaum, John McLaughlin e Naná Vaconcelos, sendo também convidado para se apresentar como solista junto de algumas das orquestras mais importantes do mundo. Não esconde o seu maior entusiasmo pela musicalidade única encontrada na sua nova parceria com Maria João.

Maria João, voz única, aclamada pela crítica e audiências em todo o mundo pela sua abordagem original e inconformista no que respeita à composição musical e performance, tem - tal como Gismonti - influências muito diversas. Cantar ao lado de Egberto Gismonti, é a realização de um sonho antigo.

Esta digressão, que terá em Portugal a sua primeira paragem, promove um diálogo entre a virtuosidade de Egberto Gismonti e a imprevisibilidade de Maria João, dois dos artistas mais conceituados da atualidade.

Sem comentários:

/>