15/11/2017

BLACK BOMBAIM COMEÇAM A PREPARAR NOVO DISCO COM RESIDÊNCIA ARTÍSTICA NO PORTO


Os Black Bombaim começam a preparar novo disco com residência artística no Porto. Um ano após a edição do longa-duração colaborativo com Peter Brötzmann, o trio juntar-se-á a três músicos e produtores nacionais num ciclo de residências artísticas que reinventa o processo criativo da banda.

A primeira residência decorre em Dezembro com Pedro Augusto, músico e compositor nos projetos Ghuna-X e Live Low que tem também conduzido um largo percurso na composição de bandas sonoras nas áreas de dança contemporânea, teatro e cinema, colaborando com nomes como Ana Rocha, André Gil Mata, Ana Borralho e João Galante. A residência com Pedro Augusto culmina com uma apresentação, em formato ensaio aberto e com entrada livre, a 16 de dezembro no Circulo Católico de Operários do Porto.

A segunda residência, com Jonathan Saldanha (HHY & The Macumbas), decorre em Janeiro, e a terceira, com Luís Fernandes (peixe:avião) está marcada para Fevereiro. As duas irão decorrer, tal como a primeira, em "espaços icónicos da cidade Invicta".

Desconstruindo o habitual processo de criação, os Black Bombaim entregam assim a composição musical a tre^s figuras da mu´sica explorato´ria portuguesa, num processo a ser concluído em três residências artísticas distintas.

O projeto de residências artísticas "será documentado por um filme-ensaio sobre a criação musical e a sua relação com a paisagem enquanto espaço de criação de mitologias e de somatização de fantasmas".

O filme, realizado por Miguel Filgueiras e com argumento de Manuel Neto, responderá à forma de uma trilogia, que será também a trilogia musical composta pela banda Black Bombaim em processo de trabalho com três compositores distintos: Ruína e Memória | Espaço Sideral | Mundo.

Sem comentários:

/>