03/01/2018

WHALES | "Ghost"


"Ghost", que abrirá o disco, é uma introdução à nova sonoridade dos Whales que exploram desde ambientes mais atmosféricos, como neste tema, ou mais dançáveis, como em "How Long", sempre num formato directo e imediato, próprio de uma estrutura de canção.

O vídeo foi produzido pela Casota Collective em plano de sequência, num cenário idílico onde a pureza e a escuridão se cruzam: "Faz parte da natureza humana que alguma da pureza e inocência de cada um sejam contaminadas de forma irreversível por alguma escuridão. Resta-nos abraçá-la e aceitá-la como parte de nós."

Com lançamento no final de Março, o disco dos Whales vai começar a ser desvendado ao vivo ao longo de mais de 20 concertos onde os alinhamentos vão acolhendo, aos poucos, todos os temas novos do disco homónimo.

Durante o processo de gravação, alguns temas habitualmente tocados ao vivo acabaram por ficar de fora e outros acabaram por tomar o seu lugar.

Num processo de desvenda contínua, o disco vai começar a ser revelado a partir da próxima Sexta-feira, no Musicbox, em Lisboa, passando pelo festival leiriense "Clap Your Hands Say F3st" e ainda com as restantes datas da digressão Super Nova (com os 10.000 Russos e os Throes + The Shine).

Nas datas internacionais - em que se acompanham pelos Fugly e resultantes de uma parceria entre a Omnichord, a Pointlist e a Bullet Seed - os Whales já vão apresentar o alinhamento definitivo com que depois voltarão a correr o país em nome próprio.

Portugal, Espanha, França, Bélgica, Holanda, Alemanha, Polónia, República Checa e Itália em mais de 20 palcos para chegar a uma nova fase deste trio que promete deixar a sua marca neste ano de 2018.

Agenda:

05 de Janeiro - Musicbox, Lisboa

12 de Janeiro - Teatro Miguel Franco, Leiria

13 de Janeiro - Bang Venue, Torres Vedras

20 de Janeiro - Gretua, Aveiro

03 de Fevereiro - Club, Vila Real

17 de Fevereiro - Carmo 81, Viseu

03 de Março - Gingal Terrasse, Cacilhas

16 de Março - Saint-Jean-de-Laur (FR)

17 de Março - Limoges (FR)

18 de Março - Antuerpia (BE)

20 de Março - Eindhoven (NL)

23 de Março - Chemnitz (DE)

24 de Março - Hannover (DE)

25 de Março - Berlim (DE)

26 de Março - TBA (PL)

27 de Março - TBA (PL)

28 de Março - TBA (CZ)

29 de Março - Viacenca (IT)

30 de Março - Bolonha (IT)

31 de Março - Roma (IT)

01 de Abril - Perpignan (FR)

04 de Abril - Oviedo (ES)

05 de Abril - Lugo (ES)

Os Whales resultam da divisão dos extintos Backwater & The Screaming Fantasy (de onde Débora Umbelino saiu para criar Surma e os restantes elementos avançaram enquanto Whales). Venceram o festival Termómetro e, depois de terem, ao longo de dois anos, corrido o país a amadurecerem a sua formula e o seu universo, estão agora prontos a mostrar finalmente o seu disco de estreia.


Sem comentários:

/>