25/03/2018

CÉSAR PRATA E SARA VIDAL | "Cantos da Quaresma"


Em plena Semana Santa, César Prata e Sara Vidal percorrem o país, de Norte a Sul, com o novo disco e espectáculo "Cantos da Quaresma": dia 28 na Igreja de S. Pedro, em Macedo de Cavaleiros; dia 29 no Teatro Stephens, na Marinha Grande; dia 30 na Igreja paroquial de Pousade (Guarda) e dia 31 na Igreja Matriz de Monchique.

Lançado no início do período quaresmal, a 16 de Fevereiro deste ano, sob o selo da Sons Vadios - Cooperativa Cultural, CRL, o disco tem recolhido críticas muito positivas na imprensa nacional e foi seleccionado para representar Portugal no Projecto Folk Eurorádio de Primavera e Páscoa 2018, organizado anualmente pela European Broadcasting Union - EBU a partir de escolhas musicais das rádios europeias. 

No caso português, a selecção musical esteve a cargo de Inês Almeida, mentora do programa "Raízes" na Antena 2, que seleccionou os seguintes dois temas do CD Cantos da Quaresma: "Santos Passos" [Penha Garcia, Idanha-a-Nova (Beira Baixa)]/ "Já lá gritam no Calvário" [Monsaraz (Alentejo)] e "Martírios do Senhor" [Zebreira, Idanha-a-Nova (Beira Baixa)].

A partir de recolhas de várias zonas do país, César Prata e Sara Vidal apresentarão nos referidos concertos músicas tradicionais que reflectem a religiosidade popular e de cariz essencialmente vocal, nomeadamente as encomendações das almas, martírios, loas e alvíssaras, procurando o equilíbrio entre o respeito pelo legado da tradição e o atrevimento do perpetuar da reinvenção.

Sem comentários:

/>