Espírito é a nova visão musical de Toli César Machado, compositor do GNR (Grupo Novo Rock) há cerca de 35 anos, que agora se estreia a solo, como compositor de todas as canções de Contrário da Escuridão. O primeiro single, com o mesmo nome do álbum, ganha agora um vídeoclip realizado por Sérgio Dias Santos.
"Contrário da Escuridão", a canção, é um tema extremamente pessoal. Sérgio Dias Santos, admite partir desse ambiente "onde o artista escreve/compõe a sua obra, influenciado por um desgosto na sua relação".
"Forma-se um triângulo de pessoas e ambos transparecem esse desconforto. Sente-se a ausência, o vazio nas personagens. Ambos procuram o contrário da escuridão", acaba Sérgio Dias Santos a fazer ligação entre o teledisco e a canção composta e escrita por Toli César Machado e interpretada por Marcela Freitas.
O projeto Espírito conta com vários outros grandes nomes da música portuguesa, senão vejamos: Para a lírica das canções, o compositor convidou José Luís Peixoto, Tiago Torres da Silva, Mário João Alves, Adolfo Luxúria Canibal e Jónatas Pires. Para dar voz a oito dos dez temas, Toli César Machado convidou Ricardo Ribeiro, Adolfo Luxúria Canibal, Selma Uamusse, Dom La Nena e Marcela Freitas.
Não menos importante também a colaboração de Rui Maia (X-Wife e Mirror People), convidado para a produção do álbum, no qual mergulhou a fundo e que com a sua estética musical marcada acabou por ter uma contribuição decisiva no resultado final.
Espírito é música portuguesa com inspiração na interculturalidade, um projeto global que pretende expressar o espírito lusófono em constante mutação.
Sem comentários:
Enviar um comentário