27/06/2018

GUINGA & MARIA JOÃO | Casa da América Latina


A iniciar brevemente a sua próxima digressão europeia, o artista brasileiro Guinga passará em Portugal por dois dias. No dia 4 de Julho, às 21.30h, Guinga partilha o palco da Casa da América Latina, em Lisboa, com a inigualável Maria João.

Mar Afora” é o nome deste projecto, onde o conteúdo da obra do grande compositor de referência Guinga é trazido pela leitura ousada da cantora portuguesa de maior impacto internacional Maria João. “Mar Afora” se aventuram os dois artistas e, juntos neste palco, descobrirão novos rumos e inspirações musicais.

Maria João Monteiro Grancha nasceu em Lisboa, a 27 de Junho de 1956. Filha de pai português e mãe moçambicana, Maria João guarda da infância imagens dispersas e coloridas de uma África já não tão distante assim. Das férias passados por lá, do calor, das praias com redes por causa de tubarões… A entrada na adolescência revelou o seu espírito rebelde e inquieto. 

A menina gordinha, de óculos e cabelo encrespado não gostou nada de ser chamada “caixa de óculos” e “Gugunhana” pelos colegas louros e magros do Colégio Ingês, St. Julian Scholl, e aprendeu a defender-se como podia, com um murro aqui e um pontapé ali. À parte do duo com o Mário Laginha e o seu prórprio projecto Trio OGRE, Maria João está contantamente em viagem, desafiando-se permanentemente, através da colaboração com inúmeros artistas e projectos nacionais e além fronteiras.

Carlos Althier de Souza Lemos Escobar, Guinga, nasceu a 10 de Junho de 1950, no Rio de Janeiro. Aprendeu violão intuitivamente aos 13 anos de idade. Mais tarde, faria cursos de música, inclusive com 5 anos de violão clássico com o professor Jodacil Damasceno. Começou a compor aos 16 anos, classificando a sua primeira canção (aos 17 anos) no Festival Internacional da canção.

Guinga trabalhou profissionalmente, acompanhando artistas como Clara Nunes, Beth Carvalho, Alaíde Costa, Cartola, João Nogueira, entre outros. Formou-se em Odontologia em 1975, mas sempre compondo, teve várias das suas músicas gravadas por nomes sonantes como Elis Regina, Michel Legrand, Sérgio Mendes, Leila Pinheiro, Chico Buarque, Clara Nunes, Ivan Lins, para nomear alguns.

Hoje, Guiga dedica-se inteiramente à sua carreira musical, em constante digressão e períodos de gravação por todo o país.

Sem comentários:

/>