02/08/2018

DAVID FONSECA | “Radio Gemini Apresenta 20 Anos”


E uma vez mais, David Fonseca voltou a surpreender-nos: "Radio Gemini", o disco publicado em Maio passado, é muito provavelmente o seu disco mais vibrante e refrescante. E sim, isto acontece em 2018, duas décadas depois de o termos descoberto em “Silence Becomes It”, o disco de estreia da banda Silence 4.

E que melhor forma de celebrar tudo isto se não em palco?

Os Coliseus de Lisboa e Porto receberão em Novembro, respectivamente a 14 e 16, “Radio Gemini apresenta 20 Anos”, o espectáculo concebido por David Fonseca para a comemoração da sua atividade musical e em que receberá alguns amigos: Camané e Manuela Azevedo que com ele preconizaram o projecto Humanos; Rita Redshoes que fez parte da sua banda e imortalizou “Hold Still” numa colaboração inesquecível; e a espanhola Alice Wonder, a parceira em “Resist”, uma das canções mais excitantes de “Radio Gemini”.

Se a propósito de “Radio Gemini” David Fonseca o referenciou como uma playlist em que se albergavam as sonoridades que actualmente vai explorando, que esperar de uma selecção musical que se alargará a 20 anos de canções, algumas delas autênticos hinos transgeracionais e ainda por cima em tão boa companhia?

Para além dos adjectivos que possamos encontrar para classificar o último trabalho – de vibrante a surpreendente, de inesperado a sólido, de arriscado a dinâmico – este, e disso não temos dúvida, é o seu trabalho mais vertiginoso. Efetivamente, escutar “Radio Gemini” transporta-nos em “mach 3” no seu imaginário criativo, do solo à última das nuvens, numa liberdade artística pouco vulgar actualmente, sem fronteiras estilísticas, numa verdadeira afirmação de “eclectismo pop”.

Adicionar às canções de “Radio Gemini” escolhidas para esta noite – “Oh My Heart”, “Get Up” ou “Find Myself Again”, serão apenas algumas das eleitas – outras, oriundas da sua discografia a solo, como “Superstars”, “The 80’s”, “What Life Is For” ou “Someone That Cannot Love”; ou das suas parcerias em Bowie 70 ou nos Humanos, de que Manuela Azevedo e Camané foram cúmplices; ou até revisitações ao repertório mais emblemático da história com os Silence 4, tudo isto fará das noites de 14 e 16 de Novembro momentos únicos de celebração da incomparável criatividade de David Fonseca.

Bilhetes para plateia em pé a partir de 23,5€ à venda em www.ticketline.pt, www.bol.pt, Fnac, Worten, CTT e locais habituais.

Sem comentários:

/>