Depois do lançamento dos singles "póquer" e "fraca canção" e dos grandes concertos deste verão no Nos Alive e Bons Sons, reconhecidos pela crítica e pelo público, chegou o momento de antes depois, o disco de estreia dos quartoquarto que vai para as lojas no próximo dia 12 de Outubro. Antes, a 11 de Outubro, há concerto de apresentação no Musicbox, em Lisboa.
Ganhar o Festival Termómetro em Janeiro passado foi meio caminho andado para se ouvir falar a sério nos quartoquarto, mas a banda de Lisboa já anda na estrada e em estúdio desde 2015, ano em que João Vidigueira na voz, Luís Lucena nas programações, guitarra elétrica e baixo, João Abelaira nos teclados e 'synths' e Diogo Sousa na bateria e "sampler" formalizaram o projeto.
Nestes últimos três anos os vários elementos dos quartoquarto foram fazendo o seu percurso musical em simultâneo com outros projetos como Moullinex, Mike El Nite, Lydia's Sleep, Savanna, Solipso, SAUR, Pongo, Melquiades, Heats e Miss Titan, conciliando assim diferentes sonoridades que vão do jazz ao rock passando pela eletrónica. A experiência adquirida noutras paragens e com bandas de referência ajudaram a criar um som único assente em letras-poemas de João Vidigueira com arranjos musicais de Luís Lucena.
A abordagem estética dos quartoquarto é difícil de definir dentro dos parâmetros e categorias mais convencionais, mas podemos avançar com uma pista: a música popular portuguesa está muito bem embrulhada numa pop eletrónica que talvez não surpreendesse um James Blake ou um Thom Yorke.

Sem comentários:
Enviar um comentário