22/09/2018

SÓNIA OLIVEIRA | "Teu Lugar"


Chama-se “Teu Lugar” a canção que Sónia Oliveira acaba de apresentar e que é parte integrante do álbum “Paz”, que será lançado em Novembro e que passará a fazer parte da discografia desta cantora, que conta já com várias edições, desde 2006.

Teu Lugar” é uma balada, gravada no grande auditório da Culturgest, com a participação de músicos de elevada relevância no panorama musical português: Carlos Garcia (pianista e compositor, também elemento integrante da banda de Luís Represas); Eduardo Cardinho (jovem vibrafonista diversamente premiado, que se tem destacado no seu meio como um dos mais promissores no seu instrumento); João Vargas (um também jovem e promissor contrabaixista que se tem destacado tanto no contexto da música clássica como nalguns caminhos do jazz, muito influenciado pelo ecleticismo do pai, o músico António Pinho Vargas); e Bruno Pedroso (baterista de grande experiência, em especial no jazz, com relevo recente para a integração de bandas como a do cantor Salvador Sobral ou o acordeonista João Barradas).

Esta canção tem, segundo a cantora e autora, “uma carga emotiva especial”, sendo que escrevê-la foi um dos processos fundamentais que lhe permitiu recuperar da situação traumática que foi abdicar da sua primeira gravidez, em 2016. Sónia Oliveira garante ainda que Carlos Garcia, responsável pela composição e pelos arranjos, “deu a esta canção tudo aquilo que ela precisava para ficar ainda mais especial”.

Sendo das poucas músicas com letra a figurar neste disco, “Teu Lugar” destaca-se por ter uma mensagem em português (nas restantes faixas encontraremos poesia em inglês ou experiências que, por sua vez, exploram a voz na sua vertente melódica, à semelhança do que nos habituou a cantora Maria João - uma das mais especiais participações do álbum “Paz” - na sua abordagem ao jazz vocal).

Apesar de Sónia Oliveira acumular no seu currículo um percurso transversal a diversos registos musicais, há já alguns anos que a cantora tem seguido a linha musical do jazz, em fusão com tantas outras influências – algo que poderemos comprovar neste novo álbum.

Foi depois de se envolver profundamente com o jazz durante vários anos de estudos com alguns dos principais professores a lecionar nas escolas da especialidade em Lisboa, que a cantora abraçou este universo. 

Sem comentários:

/>