17/10/2018

BEST YOUTH | "Cherry Domino"


É já esta sexta-feira, 19 de Outubro e na próxima semana, a 25 de Outubro, que os Best Youth apresentam o recém-editado segundo álbum, "Cherry Domino", no Estúdio Time Out Market, em Lisboa, e na Casa da Música, no Porto, respectivamente. Atuam com a formação completa, integrando Fernando Sousa, dos X-Wife, no baixo, Miguel Ferreira, dos Clã, nos teclados e sintetizadores, e Tito Romão, dos Salto, na bateria. O disco chegou às plataformas digitais em Junho, com o formato físico disponível para compra no site da banda. Em breve estará também disponível nas lojas portuguesas.

"Cherry Domino" nasceu após um retiro de Catarina Salinas e Ed Rocha Gonçalves no Alentejo, “no meio de nada’’, e foi gravado e produzido no Porto, por Ed, com excepção de dois temas: "Nightfalls", gravado e produzido em Brooklyn, Nova Iorque, nos CRC Studios, por Patrick Wimberly, dos Chairlift; e "Part of the noise", co-produzido pela banda com Luís Clara Gomes a.k.a. Moullinex. No processo de gravação do álbum foi utilizada com frequência uma drum machine, que nos remete para uma sonoridade dos anos 80. A identidade deste trabalho é ainda marcada por uma estética neo-noir, que relembra bandas de sonoras de filmes como "Blade Runner".

Desde o seu primeiro EP, "Winterlies" (2011), que os Best Youth têm feito um percurso de ascensão na música portuguesa, conquistando também o mercado europeu com destaques na BBC, Clash ou Les InRockuptibles; seguiu-se o álbum conjunto com We Trust, "There Must Be a Place" (2012) e "Highway Moon" (2015), o primeiro disco em nome próprio, que os levou numa longa digressão e colheu os maiores elogios da imprensa nacional. Em 2017 participaram no Festival Eurosonic onde foram consideradas pela imprensa internacional como uma das 10 bandas a ter em atenção no evento.

Sem comentários:

/>