05/12/2018

CAPICUA E MOONSPELL BRILHAM NA FIL GUADALAJARA 2018


Portugal foi o país convidado da Feira do Livro de Guadalajara, no México – FIL Guadalajara 2018. CAPICUA & Mulheres da Lusofonia (com Sara Tavares e Eva Rap Diva) e a banda de heavy metal Moonspell foram duas das propostas musicais que mais marcaram a semana de espetáculos em português no Foro FIL, com capacidade para cerca de 3000 pessoas.

Capicua convidou Sara Tavares e Eva Rap Diva e juntas com M7 (MC), D-One (dj), Virtus (programações) e Ivo Costa (bateria) prepararam um espetáculo baseado na colaboração entre as várias vozes, os vários sotaques e as várias linguagens que se fundem na universalidade da música, da língua portuguesa e dessa riqueza maior que é a mistura. 

Diversidade e lusofonia representadas por três mulheres poderosas, numa sinergia perfeita que tornou vinte e quatro horas de chuva ininterrupta e de frio, numa noite quente com o público mexicano rendido ao som, à palavra e à sua garra.

O espetáculo contou ainda com a participação do artista plástico Vitor Ferreira que, em palco, junto aos músicos, desenhou ao vivo cada tema que foi sendo interpretado, tendo o seu trabalho sido muito elogiado por vários editores de livros presentes no espetáculo.

Moonspell fez história na FIL Guadalajara por, em 32 anos desta, ser a primeira banda de heavy metal a atuar no Foro FIL (cuja lotação esgotou), onde apresentou o seu mais recente disco em português e que retrata o Terramoto de Lisboa - 1755 – e ainda alguns dos maiores êxitos da sua já longa carreira e que o público mexicano tão bem conhece! Escusado será dizer que a terra tremeu em Guadalajara ao som dos Moonspell e que a noite foi apoteótica!

A passagem da banda pela FIL Guadalajara integrou ainda uma conferência de Fernando Ribeiro (vocalista e responsável pelas letras), no Pavilhão de Portugal, sobre Fernando Pessoa - ÓPIO, desejo ou vaidade - bem como a apresentação da biografia de Moonspell – Lobos que foram homens (Lobos que dueron hombres) - do jornalista Ricardo S.Amorim , traduzida para espanhol por dois fãs mexicanos do grupo, com edição da Alma Mater Books (do próprio Fernando Ribeiro). A biografia foi apresentada na maior sala da FIL, com casa cheia e pela mão do amigo e escritor José Luís Peixoto, muito admirado pelos leitores mexicanos.

Sem comentários:

/>