11/12/2018

FIRST BREATH AFTER COMA | "Heavy" Antecipa "NU", Um Disco Que Será Também Filme


Depois da nomeação para melhor álbum independente europeu com "Drifter" (2016), os First Breath After Coma apresentam o single "Heavy", canção e cena de lançamento do novo disco e filme "NU", a ser editado a 1 de Março de 2019.

O teledisco é lançado a 14 de dezembro, no mesmo dia em que a banda anuncia as primeiras 25 datas (3 das quais em Portugal) de apresentação de "NU". O primeiro single e cena, "Heavy", não é o começo nem ponto de partida de "NU", mas é a primeira e a melhor pista que os First Breath After Coma podem mostrar para introduzir todo o conceito metafórico e labiríntico do universo deste novo disco/filme.

“NU” (palavra em portuguesa com uma dicção muito semelhante à palavra inglesa para novo: "new") é uma peça audiovisual onde os First Breath After Coma e os Casota Collective ( um coletivo de produção de vídeo da própria banda) constroem uma história através do som e da imagem, explorando novas formas de tradução de emoções e de experiências, da música para o ecrã.

Segundo a banda, "'NU' começou como um álbum musical conceptual, mas rapidamente nos apercebermos que o próprio conceito de álbum precisa de uma reinvenção, de ser atualizado".

Ao invés de fazer um soundtrack ou uma banda-sonora para um filme, os First Breath After Coma fizeram o contrário e traduziram as histórias das suas canções e do seu disco em imagens. "NU" é apenas isso. Sem narrador, nem diálogos. O som do filme é o álbum, cada cena é uma canção, e o conjunto das cenas é "NU". O álbum é um filme de 40 minutos. A duração de um vinil. A duração de uma série televisiva.

Lançando 3 vídeos antes da edição do álbum, o filme, que conta com o ator Rui Paixão como protagonista, será visto na sua totalidade em Festivais de Cinema, depois da edição do disco "NU" em Março do mesmo ano.

"NU" é um disco com a chancela da Omnichord Records e é editado em CD, Vinil e digital a 1 de Março de 2019.

Sem comentários:

/>