17/01/2019

XINOBI LEVA GISELA JOÃO PARA A PISTA DE DANÇA


Misturar Electrónica e Fado nunca foi uma premissa para Xinobi. Depois de conhecer Gisela João no espetáculo "Caixinha de Música", no qual a fadista interpretava 15 temas de diversos compositores tão diferentes como Frank Sinatra ou Amy Winehouse, concluiu que tinha de trabalhar com alguém com aquela voz e personalidade, sentimento que ficou reforçado depois de ouvir o disco de estreia da artissta. 

Xinobi explica que a eletrónica e o fado “são dois géneros muito dificeis de fundir”, sendo que este novo single “tornou-se provavelmente num dos maiores desafios” a que já se propôs, sendo certo e sabido que explorar outras roupagens num género musical tão tradicional e português quanto o fado é caminhar em terreno sinuoso. Ainda assim, depois de testar a faixa em alguns clubs e no Festival NOS Alive, percebeu pela reação do público que o tema teria de ser editado.

Em “Fado Para Esta Noite” a inconfundível voz de Gisela João junta-se a um místico instumental de Xinobi. O resultado é um tema intenso em que o fado ganha uma nova abordagem sem, no entanto, perder o sentimento ou as suas raízes. O tema chega ao Spotify a 01 de Fevereiro e às restantes plataformas digitais a 04 de fevereio, acompanhado de vídeo.

Xinobi é um dos criadores da Discotexas, juntamente com Moullinex. Depois de explorar a música de dança como campo para a consciencialização social, no seu segundo álbum “On The Quiet”(2017), Xinobi lançou ainda, em 2018, dois EPs pelas editoras internacionais Anjunadeep e pela MoBlack. Em Portugal teve ainda tempo para lançar o seu Remixes EP via Discotexas com nomes como Tensnake, Rampa, Pete Herbert e Ali Kuru.

Xinobi é ainda conhecido pelos remixes que faz regularmente para artistas como Tensnake, Sbtrkt, John Avener, John Grant, Toro Y Moi, Nicolas Jaar, Riva Starr, Agnes Obel, Moullinex e Kris Menace.

O disco homónimo de estreia de Gisela João (2013), por sua vez, é um marco na História do Fado contemporâneo. A sua voz grave e poderosa, a forma como se entrega às palavras e como permite que dominem a sua prestação, bem como a sua atitude mais rebelde que foge aos cânones de Alfama, são a prova de que o talento impera aqui e também além fronteiras, onde de resto actua regularmente.

“Fado Para Esta Noite” estreia a 01 de Fevereiro e é mais uma prova de que as diferentes sonoridades podem (e devem) andar de mãos dadas Xinobi leva Gisela João para a pista de dança.

Sem comentários:

/>